Com produção estimada de 45 toneladas diárias de ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica, unidade promete atrair a cadeia de produtos químicos para a região.
Uberlândia, no Triângulo Mineiro, deve quebrar uma dependência histórica do litoral brasileiro com o início das operações do primeiro complexo cloroquímico do interior do País. Com um investimento de R$ 209 milhões, a unidade da Chlorum Solutions foi inaugurada neste mês e promete atrair a cadeia de produtos químicos para a região.
A unidade está instalada no distrito industrial do município e propõe facilitar o atendimento aos clientes que dependem de insumos cloro-álcalis. Nas próximas semanas, a expectativa é que a fábrica já opere dentro da capacidade projetada, com produção estimada de 45 toneladas diárias de ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica, produtos essenciais para tratamento de água, processos industriais e diversas aplicações químicas.
As informações foram detalhadas pelo CEO Global da Chlorum Solutions, Jonathan Franklin, ao Diário do Comércio. A proposta da empresa, segundo ele, parte da instalação de plantas modulares de pequena escala, que deve ser replicada ao longo dos anos, sendo Uberlândia a sétima operação.
Segundo o executivo, a instalação da fábrica em Uberlândia foi concretizada após um estudo de mercado que apontou uma demanda local consistente e uma grande oportunidade para a região. “É uma cidade industrialmente avançada, com um polo industrial e logístico relevante, um dos principais centros do Triângulo Mineiro. Existe uma demanda importante tanto em Uberlândia quanto no Triângulo como um todo”, avalia.
A unidade surge para atender a necessidades da cadeia de produtos químicos, que muitas vezes depende da compra de insumos do litoral, cujos custos são elevados em decorrência da complexidade do transporte. “Conseguimos eliminar o transporte de cloro ao longo das estradas brasileiras e, ao mesmo tempo, estamos trazendo mais competitividade para a indústria química local”, ressalta Franklin.
Em poucos dias de operação, o executivo afirma que o desempenho e a receptividade do mercado foram positivos. Até agora, toda a produção foi vendida, e a estrutura já tem capacidade para ampliar a oferta em 10% a 20% acima do previsto, embora ainda não haja planos de expansão.
Durante as obras, a empresa gerou mais de 200 empregos, e com a operação em andamento, são esperadas entre 30 e 40 colaboradores no quadro fixo da fábrica em Uberlândia. “Somos o primeiro passo da cadeia química local. Esses empregos diretos acabam impulsionando outras empresas da região, gerando ainda mais postos de trabalho ao longo da cadeia”, explica o executivo.
O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio (PP), comenta que a abertura da fábrica representa a consolidação do Complexo Cloroquímico na região. “O início da produção pela Chlorum representará um ganho econômico para o município e maior diversificação das atividades”, ressalta.
Somente em 2025, gestor municipal destaca que o município anunciou mais de R$ 20 bilhões de investimentos privados e segue em busca de atrair novos negócios e oportunidades de emprego à população.
Chlorum propõe ações alinhadas aos ODS e soma 10 plantas em operação
Desde 2020, a Chlorum é uma empresa neutra em carbono, com estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma das premissas da frente sustentável, segundo a empresa, é a atuação na transformação para uma economia de baixo impacto, além de favorecer um desenvolvimento econômico inclusivo, principalmente em regiões mais remotas.
“Nosso modelo de negócio, ao evitar o transporte, faz toda a diferença. Trabalhamos com produtos que não são tóxicos, dentro de uma indústria limpa, com a missão de contribuir para a qualidade da água no país e para a limpeza das casas”, reforça Franklin.
A Chlorum hoje conta com 10 plantas espalhadas por vários países, como Brasil, Estados Unidos e Uruguai, além do escritório corporativo em São Paulo. O destaque recente da empresa brasileira é a expansão para os Estados Unidos com a aquisição de uma unidade em Lowa. No total, considerando todas as unidades, a marca conta com cerca de 430 colaboradores.












Olá, deixe seu comentário!Logar-se!