Executiva nacional está em crise após saída de Aécio da presidência

Monteiro vai deixar comando do PSDB de MS no começo de novembro

Mesmo enfrentando uma crise interna, o atual presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), definiu as datas das convenções partidárias municipais, estaduais e nacional. O atual presidente da legenda em Mato Grosso do Sul anunciou que vai deixar o comando.

“É provável que tenha mudanças. Até mesmo porque vai haver eleição e eu não posso mais ser candidato (no diretório)”, revelou o atual presidente regional do PSDB e titular da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), Marcio Monteiro.

O tucano, diferente do correligionário cearense, não enfrenta uma oposição declarada dentro do partido, e também não quis antecipar possíveis nomes para sucedê-lo à frente do PSDB de MS.

O sucessor de Monteiro terá a missão de conduzir a legenda nas eleições de 2018. Desde que assumiu o governo estadual, em janeiro de 2015, o PSDB se consolidou no Estado, elegendo no ano seguinte o maior número de prefeitos tucanos nos municípios sul-mato-grossenses.

Apesar de perder a eleição nas duas maiores cidades do Estado, em Dourados, onde Geraldo Resende perdeu para Délia Razuk (PR), e na Capital, onde Marquinhos Trad (PSD) levou a melhor sobre Rose Modesto, o PSDB tem as maiores bancadas tanto na Câmara de Vereadores de Campo, quanto na Assembleia Legislativa.

Convenções
Uma resolução de Jereissati, presidente interino do PSDB nacional, definiu que as convenções municipais, para localidades com menos de 500 mil eleitores, deverão ser realizadas entre os dias 1º e 08 de outubro, enquanto municípios com mais de 500 mil eleitores deverá acontecer entre os dias 06 e 15 de outubro.

Já os diretórios estaduais terão sua convenção no dia 11 de novembro, menos de um mês antes da data marcada para que a Executiva Nacional escolha um novo presidente, no dia 9 de dezembro.