Deputados estaduais também analisam projetos sobre mudanças em cargo e carreira

Deputados votam Refis do TCE e outros 5 projetos na penúltima sessão antes do recesso
Deputados estaduais também analisam projetos sobre mudanças em cargo e carreira / Foto: Wagner Guimarães/ALEMS

A Ordem do Dia da penúltima sessão antes do recesso parlamentar na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) prevê a votação de seis projetos. Nesta quarta-feira (16), os deputados estaduais analisam, em segunda discussão, o Projeto de Lei 166/2025, que prevê o Refis do TCE (Tribunal de Contas do Estado) aos municípios com alguma pendência financeira junto ao Tribunal. 

O Programa de Regularização Fiscal II (REFIC-II) do Fundo Especial de Desenvolvimento, Modernização e Aperfeiçoamento prevê a quitação de débitos dos jurisdicionados penalizados por multas decorrentes de infrações administrativas apuradas pelo Tribunal de Contas.

Também em redação final, os deputados analisam o Projeto de Lei 120/2025, do Poder Executivo, que altera a redação de dispositivo da Lei nº 5.403, de 27 de setembro de 2019, que cria o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (CONESP), e dá outras providências.

A mudança prevê que a função de Secretário-Executivo do Conesp seja exercida pelo Superintendente de Segurança Pública da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), atualmente ocupado pelo Delegado Tiago Macedo dos Santos.

Flib
Os deputados analisam três PLs em segunda discussão. Entre eles, está a inclusão da Flib (Feira Literária de Bonito) no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. A proposta é do deputado estadual Zeca do PT.

Os deputados estaduais também analisam o Projeto de Lei 123/2025, do Poder Executivo, que reorganiza a carreira Gestão Previdenciária, integrante do Grupo Gestão Governamental, do Plano de Cargos, Empregos e Carreiras do Poder Executivo Estadual, e dá outras providências. 

A intenção é unificar a carreira em apenas um cargo técnico de nível superior de Analista Previdenciário para as atribuições vinculadas às atividades finalísticas da Ageprev, promove a adequação no quantitativo de cargos efetivos e de suas respectivas atribuições e a revisão do valor da tabela de subsídio. A reorganização da carreira se justificaria para viabilizar a realização de concurso público.

Já o Projeto de Lei nº 144/2025, do Poder Judiciário, modifica dispositivos da Lei nº 1.511, de 5 de julho de 1994, que trata do Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul. A proposta prevê a redução do número de membros do Conselho Superior da Magistratura de cinco para três integrantes.

O Estado também pode ter o Dia Estadual do Leonismo, caso seja aprovado o Projeto de Lei 131/2025. A proposta do deputado Coronel David (PL) será votado em primeira discussão.