“Uma criança e um pai foram mortos. A mãe está em estado grave. Uma menina de nove anos também está entre os feridos”, concluiu

Zelensky acusa Rússia de genocídio por ‘assassinatos em massa’ no Donbass
Zelensky acusa Rússia de genocídio por ‘assassinatos em massa’ no Donbass. / Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusa a Rússia de cometer um “genocídio” no Donbass, região ao Norte do país que segue como foco dos ataques de Moscou.

Em discurso nesta quinta-feira, 26, o chefe do Executivo ucraniano mencionou a deportação de cidadãos e aos “assassinatos em massa de civis” e reforçou que a continuidade dos bombardeios “pode ​​deixar a região desabitada”. “Eles querem reduzir Popasna, Bakhmut, Lyman, Lysychansk e Severodonetsk a cinzas.

Como fizeram em Volnovakha, como em Mariupol. […] Tudo isso, incluindo a deportação de nosso povo e o assassinato em massa de civis, é uma evidente política de genocídio seguida pela Rússia”, lamentou o presidente.

Zelensky também citou o bombardeio ocorrido em Kharkiv nesta quinta-feira, que causou a morte de ao menos nove pessoas, entre elas um bebê de cinco meses, além de ter ferido outros 19 civis. “Uma criança e um pai foram mortos. A mãe está em estado grave. Uma menina de nove anos também está entre os feridos”, concluiu.