VÍDEO mostra tiroteio durante confronto entre fazendeiros e índios

Um vídeo publicado na tarde desta terça-feira (14) na página 'Campanha Guarani' no Facebook, mostra imagens que seriam do conflito entre fazendeiros e índios na Fazenda Yvu em Caarapó, distante 273 quilômetros de Campo Grande.

Nas o vídeo é possível ouvir inúmeros disparos de arma de fogo enquanto as imagens registram grande movimentação de pelo menos 16 veículos e pessoas de dois grupos, separadas por uma cerca.

Na área onde os disparos são feitos, uma cortina de fumaça também pode ser visualizada.

“Fazendeiros com arma de fogo e foguete atacando indígenas e depois falam que não atacam. Estão atacando moto, quebrando, chamando pistoleiro. Tem jagunços e ainda falam que estão inseguros, depois falam tudo ao contrário sobre os povos indígenas”, diz a pessoa que registra o confronto

Cerca de 600 indígenas da etnia Guarani-Kaiowá estão, desde o último domingo (12), ocupando a fazenda. A área reivindicada faz parte, segundo a comunidade, do território Tey’i Juçu e fica ao lado da aldeia Tey Kue.

Em entrevista ao Jornal Midiamax, aLorivaldo Nantes, 55, membro da comunidade, afirmou que a área foi desapropriada pelo antigo SPI (Serviço de Proteção ao Índio), durante a década de 1920. “É confinamento, foi feito pelo SPI. A gente já perdeu nossos bisavós, avós, já se arrasta por muito tempo”. Ele diz que 55 mil hectares foram perdidos e estão sendo reivindicados.

Veja as imagens aqui.