Preso é decapitado e tropa aborta rebelião; internos anunciam motins em outras comarcas
Presos amotinados em Navirai, ontem. / Foto: divulgação

A rebelião de presos da Penitenciária de Segurança Máxima de Navirai foi contida há pouco por militares do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Um terceiro preso foi encontrado morto, decapitado por outros detentos.

A origem do motim foi confronto entre integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho, que deixaram um rastro de destruição no presídio.

De acordo com a polícia, são pelo menos três mortos e oito feridos. Durante tentativa de negociação para encerrar o motim, ontem, os internos escondiam os rostos e empunhavam armas artesanais,

Os detentos jogaram muitas pedras contra os policiais que, com ajuda de cães, controlaram a situação e colocaram os presos enfileirados no pátio da Máxima, de onde os internos devem ser removidos devido à precária condição do estabelecimento penal, após os ataques de ontem e madrugada de hoje, quando a tropa de choque entrou no presídio.

Na noite de ontem, os internos chegaram a gravar um vídeo onde um preso aparece dizendo que todos irão morrer e, também, fazendo menção a outros motins em presídios pelo país afora.

Ainda durante a madrugada, três ônibus da prefeitura de Navirai foram incendiados no pátio da garagem municipal.