VÍDEO: cães matam cachorro e polícia investiga maus-tratos por dono na Capital
Ataque aconteceu no Jardim Noroeste em Campo Grande / Foto: Reprodução vídeo WhatsApp

Um vídeo gravado na tarde dessa terça-feira (15) por moradores do Jardim Noroeste, na região leste de Campo Grande, mostra dois cães atacando um terceiro cachorro, que conforme a denúncia registrada na Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), ainda estava vivo no começo do ataque. A suspeita é de que a situação seja decorrente de maus-tratos por parte do dono dos animais.

Segundo o delegado Wilton Vilas Boas, titular da Decat, o caso começará a ser investigado nesta quarta-feira (16) e até o momento não é possível informar se se trata de crime de maus-tratos.

“Temos de ver as circunstâncias. No vídeo vemos dois cachorros mordendo outro cachorro menor. Temos de ver em qual situação isso ocorre. Não temos como dizer se foi de propósito. Recebemos a denúncia e vamos investigar”, explica.

Juliana Muzzi, integrante de uma associação de proteção aos animais, também recebeu a denúncia na tarde de ontem. Segundo ela, moradores da região garantem que esta não é a primeira vez que os dois cães atacam outros cachorros.

“Parece que esta não é a primeira vez que isso acontece. A informação que nos passaram é de que o cachorro estava vivo quando começou a ser atacado pelos outros dois. Disseram que é a segunda ninhada de cães que eles comem, não sei se pegam para comer ou se é falta de cuidado do dono, ou se são alimentados assim”, declara.

O delegado responsável pelo caso diz que se for comprovado que o ataque tenha sido incentivado pelo dono, ou provocado por descuido, o responsável pelos animais pode responder conforme a Lei de crimes ambientais que trata de maus-tratos de animais. A pena varia de três meses a um ano de reclusão, além de, multa a ser definida durante fase de execução.