Inscrições do Sistema de Seleção Unificada ocorrerão de 16 a 24 de fevereiro

Universidades de MS oferecem 4,2 mil vagas pelo Sisu em 2023
Cidade Universitária (UFMS) / Foto: Arquivo/Correio do Estado

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferecem, juntas, 4.288 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – edição 2023.

O Sisu é a porta de entrada para centenas de universidades brasileiras, incluindo as sul-mato-grossenses.

A UFMS oferta 2.100 vagas em 153 cursos. A UEMS oferece 1.264 vagas em 64 cursos, sendo 708 para vagas de ampla concorrência e 556 para cotas. Já a UFGD oferta 924 vagas em 32 cursos, sendo 454 para ampla concorrência e 170 para cotas.

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será divulgado em 13 de fevereiro de 2023. A prova ocorreu nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.

As inscrições do Sisu ocorrem de 16 a 24 de fevereiro, neste site. A lista de aprovados na primeira chamada será divulgada em 7 de março.

O acesso à plataforma é realizado com Login Único do governo federal, mediante conta no gov.br.

Regras
Para se inscrever no Sisu, o candidato deve ter tirado nota acima de zero na prova de redação do ENEM e não ter participado na condição de treineiro.

Os candidatos com melhor classificação são selecionados por lista de chamada, de acordo com a pontuação de cada um.

O candidato deve escolher até duas opções de curso, sendo possível alterar as opções até o fim do prazo de inscrição.

O Sisu oferece vagas para ampla concorrência e cotas para negros, estudantes de escolas públicas, pessoas com deficiência e pessoas com renda baixa.

A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso. O Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso diariamente.

Cada área do conhecimento tem pesos diferentes para cada curso. Por exemplo, um curso de física pode dar mais peso à nota de Ciências da Natureza.

As inscrições vão de 16 a 24 de fevereiro e o resultado sai em 7 de março.

UFMS
A UFMS tem 28 mil estudantes (graduação e pós-graduação); 114 cursos de graduação; 67 cursos de pós-graduação; 3,5 mil servidores; 1.621 docentes; 1.867 técnicos; dez bibliotecas; duas bases de pesquisa (Bonito e Pantanal) e uma fazenda escola (localizada em Terenos).

A instituição tem 60 anos de história e 43 de federalização (após divisão do Estado).

A universidade tem 10 polos de Educação à Distância (EAD) e 10 campus, localizados em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

As formas de ingressar na UFMS são por meio de vestibular, PASSE e Sisu. As aulas começarão em 6 de março.

UEMS
A UEMS tem 7.274 estudantes matriculados em 64 cursos espalhados por 15 municípios de Mato Grosso do Sul.

Os municípios que abrigam polos da universidade são Dourados, Amambaí, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

As formas de ingressar na UEMS são por meio de vestibular e Sisu.

UFGD
A UFGD tem 5.919 estudantes matriculados em 33 cursos de graduação presenciais; 1.429 mestrandos e doutorandos matriculados em 29 cursos de pós-graduação; 500 docentes e 1,5 mil técnicos administrativos em educação.

A sede da instituição é em Dourados, município localizado a 230 quilômetros de Campo Grande.

O segundo semestre de 2022 será retomado em 23 de janeiro de 2023. O primeiro semestre de 20223 começará em 15 de maio de 2023.

As formas de ingressar na UFGD são por meio de vestibular e Sisu.