Veja dicas de como fazer a manobra de forma mais segura possível.

Ultrapassagens proibidas destroem famílias no Natal em MS e PRF faz alerta
Família inteira morreu na BR-163. / Foto: Reprodução redes sociais

Ultrapassagens proibidas destruíram vidas em Mato Grosso do Sul, neste período que deveria ser somente de festas. Quatro pessoas da mesma família morreram por causa da manobra, na terça-feira (21). 

A tragédia, que vitimou um casal e duas filhas do Rio de Janeiro, na BR-163, ocorreu justamente por causa de uma ultrapassagem em local proibido. 

Segundo testemunhas, o veículo de passeio da família seguia sentido Mato Grosso, quando teria iniciado uma ultrapassagem no trecho sobre a ponte do Córrego Fundo, entre Rio Verde e Coxim. 

Como é sabido, é proibido fazer esse tipo de manobra em trechos de pontes. No caso em questão, o Gol bateu de frente com uma carreta-cegonha, que seguia no sentido contrário. 

O carro pequeno ficou completamente destruído com a batida. As vítimas morreram presas às ferragens. Um cachorro poodlle da família também morreu. 

A causa oficial do acidente será apurada pela Polícia Civil de Rio Verde. 

Mais imprudência

Na MS-134, condutor de uma carreta Volvo foi obrigado a jogar o veículo para o lado, para não bater de frente com outro veículo grande, que seguia no sentido contrário. 

O relato colhido no local é que o outro caminhão fazia uma ultrapassagem e ficou prestes a se chocar frontalmente com outro veículo pesado. 

O motorista saiu ileso do acidente. Já a carreta, teve a frente e os reboques destruídos com o impacto na mureta de proteção da pista. 

A Polícia Rodoviária Federal informou que as ultrapassagens são um dos maiores causados de acidentes nas estradas.  
Inclusive, segundo a corporação, o tema do Maio Amarelo (mês dedicado à redução de mortes no trânsito) deste ano foi justamente as ultrapassagens proibidas. 

Alerta

1- Ao realizar uma ultrapassagem, explica a PRF, o motorista deverá, antes, verificar se há condições seguras para a manobra. Neste caso, é preciso analisar se veículos, de trás ou da frente, já não sinalizaram antes que também iriam ultrapassar.  

2 - Somente fazer a manobra se a faixa usada para ultrapassar estiver livre para o deslocamento; e se a distância for adequada para que todo o trajeto seja feito sem colocar em risco nenhum veículo.

3- Averiguadas as condições de segurança, o motorista não pode esquecer de sinalizar com a seta que irá iniciar a manobra; realizar a ultrapassagem mantendo a distância de segurança; retornar a faixa e desligar a seta. 

4- Na rodovia, há sempre aquele que por ora ultrapassa e, por vezes, é ultrapassado. Portanto, ao ver que será ultrapassado, tome cuidado: se estiver na faixa da esquerda, desloque-se para a da direita, mas sem acelerar a marcha; se estiver nas outras faixas, mantenha-se nela e não acelere a marcha. Essa recomendação é importante para os veículos maiores e lentos que, preferencialmente, devem se manter na faixa da direita.