Intimação mira diretório anterior, já substituído após revoada que minou o ninho tucano em MS
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) determinou a intimação da direção estadual do PSDB-MS para prestar esclarecimentos sobre irregularidades identificadas em sua prestação de contas anual. A decisão, assinada pela relatora juíza Mariel Cavalin dos Santos, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico nesta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
A medida atende a uma manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral, que apontou a falta de identificação de doadores em receitas creditadas na conta “Outros Recursos”. A inconsistência foi detectada a partir do cruzamento de dados entre o extrato bancário e o SPCA (Sistema de Prestação de Contas Anuais).
Além das questões formais, a Justiça Eleitoral identificou necessidade de manifestação do partido diante de falhas técnicas e documentais.
Entre os pontos sinalizados no Relatório de Diligências, estão a ausência de procurações dos atuais dirigentes da legenda e problemas na representação jurídica, devido à identificação de uma inscrição da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) considerada inválida no sistema.
O processo, registrado sob o nº 0600145-91.2025.6.12.0000, cita como interessados os dirigentes e membros Reinaldo Azambuja Silva, Sergio de Paula, Hélio Peluffo Filho, Geraldo Resende Pereira e Paulo Corrêa.
Dos dirigentes mencionados, apenas Geraldo Resende — atual vice do diretório — e Paulo Corrêa seguem filiados. Ex-presidente do partido em MS, Reinaldo Azambuja trocou o ninho tucano pela chefia do PL no Estado. Sergio de Paula se tornou conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
Agora, o PSDB-MS tem o prazo improrrogável de 30 dias para apresentar defesa ou produzir provas, conforme prevê a Resolução TSE nº 23.604/2019. Após o período, os autos serão encaminhados para a unidade técnica do Tribunal, para a elaboração de um parecer conclusivo sobre a regularidade das contas partidárias.
A reportagem buscou o partido para esclarecimentos e aguarda manifestação.











Olá, deixe seu comentário!Logar-se!