Unidade tem índices positivos de inclusão de indígenas.

Em cerimônia carregada de emoção, a Unidade da UEMS de Glória de Dourados promoveu na última quinta-feira, 12, a Colação de Grau de 37 profissionais que concluíram o ensino superior advindos de três diferentes cursos ofertados pela Universidade no município: Licenciatura em Geografia, Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.

O evento ocorreu no anfiteatro da Unidade e foi acompanhado por um público de aproximadamente 250 pessoas, entre amigos e familiares dos formandos. Compuseram a mesa de autoridades o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, o gerente da Unidade, prof. Walteir Betoni, o prefeito do município, Arceno Athas, e docentes dos cursos.

Para Hugo Neres, formando do curso de Tecnologia em produção Sucroalcooleira, escolher a UEMS como instituição de apoio em seu processo de aprendizado, mudou sua vida. “Além de contar com uma formação diferenciada e atual, a Universidade possibilitou a mim e meus colegas alcançar o sonho de nos tornarmos profissionais competentes e habilitados para o desafio de construir nosso futuro”, afirma.

Outro depoimento vem de Michele da Silva, que concluiu o curso de Tecnologia em Agroecologia e revela a responsabilidade de um tecnólogo desta área. Enquanto profissional formada pela UEMS, ela confirma que aprendeu sua responsabilidade. “terei de trabalhar bastante para garantir a sustentabilidade dos agroecossistemas visando à saúde alimentar da população, pois não existe ser humano sadio sem o solo igualmente sadio. Tudo está interligado”, explica a tecnóloga.

O reitor Fábio Edir parabenizou os formandos e reconheceu que a cerimônia é um momento muito importante na vida pessoal e profissional dos profissionais, simbolizando o encerramento de um longo processo de aprendizado. “Desejo aos recém-formados que sigam pelo caminho do estudo, da ética profissional e que todos sejam bem-sucedidos em suas carreiras e que contribuam para a construção efetiva de uma sociedade mais justa para todos. Que levem o nome da UEMS por onde for de maneira positiva”, discursou.

O prefeito Arceno Athas Junior também fez uso da palavra, destacando a força e o reconhecimento que a população de Glória de Dourados tem pela UEMS. “É uma honra que uma cidade relativamente pequena, com cerca de 10 mil habitantes, receba uma Universidade Estadual de excelência e que tem contribuído muito para o desenvolvimento da região.

Inclusão de indígenas

A unidade universitária de Glória de Dourados se destaca por seu papel protagonista na oferta de formação educacional e profissional junto a indígenas da região. O curso de Tecnologia em Agroecologia, por exemplo, engloba um número crescente de estudantes provenientes de assentamentos rurais e comunidades que, uma vez formados, retornam ao seu local de origem contribuindo substancialmente para a melhora de sua realidade.

Para o professor Edson Talarico, coordenador do curso tecnológico em Agroecologia, o curso tem obtido índices bastante positivos relacionados à inclusão indígena ao ensino superior. “A procura deste curso pelas populações indígenas tem se consolidado por fatores diversos, em especial pelo sistema de cotas que a UEMS pratica, o que ocasiona uma grande busca dessas populações, informa Talarico.

O papel institucional da UEMS nesse cenário, de acordo com Talarico, é ímpar, pois o curso ofertado possui uma “forte conotação de gerar um líder ou um consultor comunitário que vai trabalhar juntamente aos produtores de suas comunidades, somando esforços para transformar positivamente a vida de suas comunidades”, ressalta o professor.