A assessoria de comunicação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) confirmou nesta terça-feira (7), a 11ª morte por gripe em Campo Grande. Com a confirmação sobe para 33 o número de óbitos por influenza em Mato Grosso do Sul.

Segundo a assessoria de comunicação da Sesau o homem, de 55 anos, estava internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Universitário.

O paciente tinha obesidade e hipertensão. Ele procurou o primeiro atendimento na última quinta-feira (2), quando foi feita notificação de suspeita de H1N1 e realizado o exame, posteriormente enviado ao Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul).

Na madrugada dessa segunda-feira (6), o paciente não resistiu. Por causa da morte, os funcionários da unidade foram orientados a usar máscaras, procedimento padrão sempre que há suspeita de doença infecto contagiosa. De acordo com a assessoria de comunicação da Sesau a morte do paciente também apressou o resultado do exame que geralmente é concluído em 10 dias por conta do grande número de notificações. 

Mortes por influenza -

Ao todo foram 32 mortes provocadas por H1N1, sendo, nove em Campo Grande, cinco em Naviraí, duas em Aquidauana, Bataguassu, Caarapó, Jardim e Três Lagoas, uma em Corumbá, Coxim, Douradina, Ivinhema, Juti, Maracaju e São Gabriel do Oeste. Além de uma morte por influenza B registrada na Capital.

Outros dados serão computados nesta tarde para que sejam inseridos no novo boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que deve ser divulgado nesta quarta-feira (8).