A adolescente de 17 anos tomou remédio para abortar na casa da irmã; criança de 25 semanas viveu por quatro dias e morreu na UTI.

Polícia ouve adolescente que abortou e investiga origem de remédio
Bebê enrolado foi entregue por vizinha na madrugada de quarta-feira. / Foto: Reprodução/Porã News

A Polícia quer saber de onde veio o medicamento usado pela adolescente de 17 anos que tentou abortar um bebê de 25 semanas em Ponta Porã, no último dia 9. A criança era um menino que foi levado para Dourados, onde morreu no domingo, na UTI neo do Hospital Universitário.

A adolescente que teve alta na última sexta-feira do Hospital Regional de Ponta Porã para onde foi levada depois que a vizinha que entregou o bebê admitiu ter sido chamada para ajudar a retirar a placenta.

Para a Polícia, a menina relatou bem abalada que não sabia há quantas semanas estava quando tomou o remédio. "Não ficou claro o intuito de matar o bebê, mas a questão é que ela imaginou que poderia salvá-lo, o que é meio incoerente, porque ingerir este tipo de medicamento sem nem saber que estado estava a gravidez é, no mínimo, um risco que se assume", fala o delegado que investiga o caso, Fabrício Dias.

Ela se negou a dizer onde havia conseguido a medicação e é o que a Polícia trabalha agora para descobrir. A adolescente confirmou que foi vítima de agressões por parte do ex, o que segundo o delegado, será investigado pela Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) de Ponta Porã.

A adolescente pode responder por ato infracional análogo ao crime de aborto, já que a criança morreu e quem lhe forneceu o medicamento também por participação no procedimento.

Caso - O bebê foi entregue na madrugada da quarta-feira da semana passada no Hospital Regional de Ponta Porã. Num primeiro momento, a dona de casa que levou o bebê enrolado em uma manta e um saco plástico disse ter achado em uma avenida no bairro Jardim Ivone. No entanto, depois que a Polícia chegou até ela, a mulher admitiu que conhecia a mãe, e que foi chamada pela vizinha para ajudar a tirar a placenta da adolescente. Com isso, a Polícia localizou a adolescente e a levou para receber atendimento no hospital.