14 mil candidatos faltaram no primeiro dia do exame no Estado.

Perdeu o Enem? Saiba quem pode remarcar a prova em Mato Grosso do Sul
Local de aplicação do Enem. / Foto: Madu Livramento, Midiamax

Mato Grosso do Sul registrou 29,5% de inscritos faltosos no primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por imprevisto ou atraso, a remarcação a aplicação pode ser feita? Sim, mas com restrições a alguns casos.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) adiantou em outubro, após os locais das provas serem divulgados, que nenhum inscrito será prejudicado no caso da distância de mais de 30 quilômetros da casa.

Essa situação aconteceu com uma candidata de Mato Grosso do Sul, Josiely Acosta Ribeiro, 17, mora em Jardim e foi designada para fazer a avaliação em Campo Grande, cerca de 235 km de distância. Os estudantes que se encaixam nesse critério e que não puderem comparecer ao local designado no dia do exame terão a oportunidade de fazer o exame.

Por doença
O edital do Enem determina que candidatos que passaram por contratempos de doenças infecciosas, como contaminação por covid-19 ou influenza, podem fazer a prova em outra data. Para isso, o candidato deve inserir os laudos médicos na página do participante, comprovando a situação.

Outro caso que se enquadra na possibilidade de remarcação da data são por erros do Inep. Também houve um registro em Campo Grande, com a estudante Selena Raquel Alonso Stagliana que deixou de fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por falta de auxílio de transcritor na Uniderp, local onde faria a primeira etapa da avaliação. A adolescente de 17 anos é vítima do grave acidente de trânsito na BR-497, em Paranaíba, onde perdeu os avós.

No Brasil, alunos deixaram de fazer a prova por intercorrência da tempestade, como em São Paulo que houve queda de luz em vários bairros. Entretanto, tal situação não foi registrada no Estado.

Quando vai ser?
Os inscritos prejudicados devem submeter a solicitação para análise na página do participante, entre 13 e 17 de novembro, para conseguir fazer a prova. Conforme o calendário, a avaliação remarcada acontece no dia 12 e 13 de dezembro.

Caso tenha perdido o Enem, por exemplo, por chegar atrasado e não feito o exame, até poderá fazer a segunda etapa, no dia 12 de novembro, entretanto, como experiência, pois terá pontuação insuficiente para programas educacionais, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).