A ideia é criar uma cooperativa para motoristas aderirem e construir um aplicativo local com mais lucros e menos problemas.

Para livrar motoristas de apps ‘gringos’, vereador quer criar aplicativo de transporte municipal
Vereador propõe criar aplicativo de transporte municipal. / Foto: Arquivo TopMídiaNews/ Deivid Corrêa

A fim de livrar motoristas e passageiros de problemas corriqueiros de aplicativos de transporte ‘gringos’, o vereador Júnior Coringa (PSD) pensa em criar uma cooperativa e um aplicativo de transporte municipal, em Campo Grande. Segundo o vereador, a proposta visa a construção do aplicativo baseado nas necessidades locais, com mais lucro ao motorista e atendimento de qualidade ao consumidor.

Para discutir mais a ideia, o vereador promove audiência pública às 9h desta quarta-feira (6),

“A gente vai construir junto o projeto, que hoje só tem um boneco. E através da audiência pública, vamos ouvir os motoristas para adaptar artigos. Tive uma conversa com o poder Executivo e esse projeto vai funcionar na incubadora da prefeitura, atraves de uma cooperativa. O Executivo vai fomentar o setor que gera mais de 10 mil empregos.”

Segundo o vereador, atualmente os aplicativos de transporte já conhecidos estão deixando a desejar. 
“Hoje a gente vê que esses aplicativos exploram demais. Então, a gente vai levar a ideia de o motorista ter um ganho de até 95%, por isso que vamos fazer em forma de cooperativa.”

O vereador, que é da base da prefeita Adriane Lopes (Patriota) esclareceu que a primeira etapa é construir o projeto de lei em formato de um programa, depois vem as discussões na Câmara e se aprovado, a prefeitura regulamenta.

“Como a prefeitura tem a incubadora tecnológica, a gente vai trabalhar em parceria para desenvolver esse aplicativo e trabalhar com a cooperativa para fazer a gestão. Depois os motoristas vão se cadastrar e fazer o uso desse aplicativo municipal. Como a cooperativa não visa lucro, quem vai ter lucro é os motoristas, e o passageiro que vai ter passagem mais barata.”

Segundo, o parlamentar também será montado uma comissão especial na Câmara para analisar o projeto, que por enquanto, está no esboço com o nome de “mobilidade Campo Grande”. 

“O aplicativo pode ter outro nome também. Vai ser um projeto inovador e que vai mudar a mobilidade urbana em Campo Grande.”