Barnabé acompanha a dona há 13 anos. O animal faz sucesso no trânsito de Campo Grande, quando é visto na janela do carro de óculos e cheio de acessórios.

Mulher combate doença degenerativa ao lado de cachorro que ficou famoso no Instagram:
Animal foi presente para mulher diagnosticada com doença degenerativa em MS — / Foto: Rosy Mamede/Arquivo Pessoal

Dá pra dizer que ele é tão chique que tem os "barnafriends", vai pra "barnaschool", comemora com festa o "barnabday" e, quando passeia por aí, está "barnabezando". Para os fãs, tem sempre um "barnathanks" e um "barnaTBT", em que relembra os melhores momentos nas redes sociais, sem esquecer das "barnafoods" e do "barnacare", dia em que recebe mimos. É este o Barnabé, um lhasa apso que circula em Campo Grande, tem milhares de fãs e possui um motivo nobre para estar ao lado da dona.

"Eu tenho uma doença degenerativa, que é a esclerose múltipla. E o Barnabé me acompanha há 13 anos. Agora ele está usando óculos porque está velhinho, com 13 anos. Só que os acessórios ele usa desde sempre. Eu curto muito cada momento, ele adora passear de carro, curte o vento e vai até a faculdade comigo", contou ao G1 a relações públicas e acadêmica de Filosofia Rosy Mamede, de 48 anos.

Segundo Rose, o início dos sintomas da doença ocorreu no ano de 2004 e, dois anos depois, ela foi diagnosticada. "Foi difícil, demorou para saber o que eu tinha. No mesmo ano, nasceu o Barnabé e eu o ganhei de presente. Ele veio depois, como um anjinho para me ajudar. Tenho o meu filho, que é o número um na minha vida, depois o Barnabé", comentou.

Há algumas semanas, o pet ganhou uma festa. "A gente tem que ficar inventando coisas para fugir do foco da doença, então teve recentemente até aniversário e inclusive estamos saindo de férias daqui a 10 dias. Ele não gosta de viajar de avião, tive um experiência horrível quando levei ele para São Paulo há algum tempo e ele não gostou. Barnabé só não está comigo quando vou ao tratamento ou preciso ficar internada", afirmou Mamede.

De acordo com a dona, o animal é o " melhor antidepressivo" que existe para ela. "Eu sou divorciada e Barnabé também é o xodó do meu filho. Todos os dias, saio de carro com ele e acho que é por isso que tem muito campo-grandenses vendo ele por aí. Meus amigos também insistiam que queriam ver fotos, saber mais da rotina, por isso fiz o Instagram dele. Agora ele está famoso e eu preciso fazer os stories em inglês e em português. Só que, muito mais do que tudo isso, tenho nele um apoio emocional fundamental na minha vida, disse.
 
A professora de História, Karla Winckler, de 32 anos, conta que o flagrou no trânsito, há alguns dias. "Eu e o meu marido estávamos saindo do shopping, quando encontramos com ele na avenida Ernesto Geisel. A dona estava no carro, passeando com ele todo faceiro. Achei um fofo, a coisa mais linda e eu fiz stories com ele, todo trajado, até pra ele se proteger acho, porque é idosinho", afirmou ao G1.

A jornalista Maria Caroline Palieraqui, de 25 anos, fala que o viu pela 1ª vez quando estava a caminho da igreja. "Foi no domingo de Páscoa, estava indo pra missa. No trajeto, me deparei com ele na janela do motorista: de roupinha, boné e óculos super estiloso, lançando tendência. Minha mãe estava dirigindo e eu tentei pegar o celular para tirar foto e não consegui, só que da segunda vez que o vi deu certo", comentou.

De acordo com Maria, o animal reflete o verdadeiro significado da expressão "de parar o trânsito". "Todo mundo para e presta atenção nele. Naquele dia, lembro que ele virou assunto do nosso almoço de Páscoa. Depois, uma colega postou que vi ele e recentemente eu o vi novamente, só que desta vez eu estava saindo da igreja", brincando.