Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada pelo Ministério da Saúde e vai até o próximo dia 22 em todo o Brasil

Mortes por Influenza quase triplicam em Mato Grosso do Sul

Dados da Secretaria de Estado de Saúde mostram que as mortes por Influenza já são quase três vezes maiores nos primeiros meses desse ano do que todo o período do ano passado. Foram seis óbitos em 2017 contra 17 em 2018. Desses total, 5 foram mortes por H1N1, oito mortes por Influenza A/H3 sazonal, 3 foram por Influenza A Não subtipado e uma morte foi por Influenza B.

Os cinco pacientes que morreram vítimas da Gripe A residiam nos seguintes municípios: Campo Grande (2), Chapadão do Sul (1), Coxim (1) e Nioaque (1). As oito mortes por H3N2 aconteceram em Aquidauana (1), Campo Grande (6) e Naviraí (1). A morte por Influenza B aconteceu em Campo Grande e os três casos de morte por Influenza A (não subtipado) aconteceram em Costa Rica (1), Coxim (1) e Três Lagoas (1). Em todo o Estado foram notificados esse ano 558 casos, sendo confirmados 94 casos para Influenza. Em Dourados foram quatro notificações para Sindrome Respiratória Aguda Grave, mas todos os casos descartados. O Estado também registrou um total de 59 casos de Influenza A (H1N1).

Vacinas

O Ministério da Saúde prorrogou mais uma vez a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Agora, o público alvo tem até o dia 22 de junho para se vacinar em todo país. A baixa adesão e a proximidade do inverno acenderam o alerta do Ministério, conforme publicou a Pasta em seu site oficial.

Já foram vacinados em Mato Grosso do Sul 592.159 mil pessoas do todo público alvo (737.395 mil). Segundo o Datasus, entre os grupos prioritários, os professores são os que mais aderiram à vacinação (114,78%). Na sequência aparecem os idosos (92,79%), puérperas (92,05%) e os trabalhadores em saúde (90,79%).

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) espera vacinar ao menos 90% do público alvo no Estado, o que representa 663.656 mil pessoas.

Em Mato Grosso do Sul, a SES orienta os municípios sobre a estratégia a ser adotada quando a meta de vacinação já tiver sido alcançada. A indicação é que essas cidades- que já alcançaram a meta de vacinação ou que estão muitos próximas a esse objetivo, passem a vacinar outros dois grupos específicos já preconizados pelo Ministério nesses casos de vacina remanescente. Os grupos são: crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos.

Mato Grosso do Sul recebeu 811 mil doses da vacina. Se após o fim da campanha, o Estado ainda tiver disponibilidade de doses, a vacinação deverá seguir ampliada para apenas os dois grupos específicos citados acima.