Com saída de Doria da corrida presidencial, petista ampliou vantagem no cenário estimulado.

Lula está com 46% e Bolsonaro mantém 32%, diz pesquisa da BTG/FSB
Lula cresce nas pesquisas. / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Sergio Lima/AFP

Pesquisa do Instituto FSB, encomendada pelo BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (30), pelo Metrópoles, mostra que, após a saída de João Doria (PSDB) da corrida presidencial, a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu sobre Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto.

No cenário estimulado, o petista alcançou 46%, cinco pontos percentuais a mais que no último levantamento, enquanto Bolsonaro manteve os 32%.

Na estimulada para o primeiro turno, atrás de Lula e Bolsonaro, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, seguido de Simone Tebet (MDB), com 2%, e André Janones (Avante), 1%. Felipe D’Ávila (Novo), José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP) somaram 1%.

Do total, 5% declararam que não votariam em ninguém, enquanto 2% optariam por branco ou nulo. Já 1% não soube ou não respondeu.

A pesquisa foi feita de sexta-feira (27/5) a domingo (29/5), com 2 mil entrevistados. De acordo com o instituto, a margem de erro é de dois pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-03196/2022.