Homenageado pela Acadêmicos de Niterói, presidente é acusado de campanha irregular com uso de verba pública.
Opositores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciaram nesta segunda-feira, 16, que irão mover novos processos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por uso irregular de verbas públicas no Carnaval do Rio de Janeiro. A manobra ocorre após o desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao petista, que compareceu à festa na Sapucaí na noite de ontem.
“Além dos ataques pessoais a Bolsonaro, eles atacaram o maior projeto de Deus na Terra: a família”, publicou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas redes sociais, afirmando que uma ação contra “os crimes do PT na Sapucaí” será “protocolada rapidamente” no TSE.
O Partido Novo, por sua vez, informou que moverá uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) junto ao TSE exigindo a cassação do registro de Lula e sua inelegibilidade — pela natureza do processo, a ação só pode ser protocolada no momento em que a candidatura do petista à reeleição for oficializada, o que deve ocorrer entre julho e agosto deste ano. O anúncio foi publicado na noite de ontem pelo presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro.
Continua após a publicidade
Na semana passada, o Novo já havia acionado o TSE em tentativa de barrar o desfile da Acadêmicos de Niterói por propaganda eleitoral antecipada — o pedido de liminar do partido, no entanto, foi rejeitado por unanimidade pelos ministros da Corte, bem como uma ação similar movida pelo deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP).
Primeira escola a adentrar o Sambódromo da Marquês de Sapucaí na noite de ontem, o desfile da Acadêmicos de Niterói foi extensamente dedicado à vida de Lula e à sua trajetória política como presidente. Além de exaltar a carreira do petista como ativista social, desde os tempos de sindicalista no ABC Paulista até os três mandatos no Planalto, a escola de samba teve como um de seus carros alegóricos um palhaço na prisão, em alusão ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e uma ala de deboche dos conservadores evangélicos denominada “Neoconservadores em Conserva”.











Olá, deixe seu comentário!Logar-se!