Programação prevê seminários, oficinas, exposições, rodas de conversa, festivais, atividades educativas e apresentações artísticas

Jornada Estadual busca valorizar a memória coletiva e tradições do estado; abertura será dia 11
Programação prevê seminários, oficinas, exposições, rodas de conversa, festivais, atividades educativas e apresentações artísticas / Foto: Ricardo Gomes)

A 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, com o tema “Caminhos de Memória: Territórios, Saberes e Resistências”, que busca valorizar a memória coletiva e as tradições do estado, terá sua abertura no dia 11 de agosto, às 17h30, no Arquivo Público Estadual.

O evento contará com a Exposição Fotográfica “Erva Mate – Nos tempos dos Ervais por Hélio Serejo”, que reúne o acervo do Arquivo Público Estadual, do Instituto Histórico e Geográfico de MS e de Helta Barbosa Serejo.

A erva-mate é o fio condutor da jornada, simbolizando a sociabilidade e a conexão entre diferentes comunidades e gerações. O tema convida a refletir sobre os modos de vida de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pantaneiros e urbanos.

Segundo Eduardo Mendes Pinto, diretor-presidente da FCMS, a primeira edição da jornada é um marco para as políticas culturais do estado, demonstrando que a preservação do patrimônio pode ser democrática e participativa.

As atividades são realizadas por diversas instituições, coletivos e comunidades, como o Festival da Rapadura da comunidade quilombola de Jaraguari e pesquisas acadêmicas da UFMS. Entre os eixos temáticos estão os caminhos indígenas e quilombolas, roteiros de fé, festas e oralidades, e paisagens culturais pantaneiras.

A jornada consolida-se como um espaço anual para dar visibilidade ao patrimônio cultural sul-mato-grossense, fortalecendo políticas públicas e a articulação entre poder público e sociedade.

A iniciativa, da Fundação de Cultura de MS (FCMS) em parceria com IPHAN/MS e CAU/MS, abrange 14 municípios com 51 ações culturais, incluindo seminários, oficinas e exposições. A programação completa será divulgada em breve.