Ao Professor Mestre Ayrton José Motta Nunes, foi conferido o título de Professor Emérito, por sua dedicação ao ensino jurídico e contribuição de mais de quatro décadas à UNIGRAN.

Integração entre tradição e inovação marca a XLVI Semana Jurídica da UNIGRAN
Ao Professor Mestre Ayrton José Motta Nunes, foi conferido o título de Professor Emérito, por sua dedicação ao ensino jurídico e contribuição de mais de quatro décadas à UNIGRAN. / Foto: Assessorai de Comunicação

Ao debater os rumos do Direito diante dos avanços tecnológicos e dos dilemas sociais e ambientais, a XLVI Semana Jurídica da UNIGRAN valida seu papel como espaço de integração entre tradição e inovação e, principalmente, seu compromisso de preparar profissionais comprometidos com a transformação da sociedade.

Neste ano, o tema ‘Direito, Tecnologia e Sustentabilidade: Como harmonizar desenvolvimento e proteção?’ norteou uma programação diversificada, que uniu palestras, debates e atividades práticas, como tribunais e audiências simuladas.

Uma das palestras abordou o tema ‘IA, Advocacia e a prática no Direito Previdenciário’. Ministrada pela Dra. Juliana Ribeiro, refletiu sobre os limites e possibilidades da inteligência artificial na advocacia previdenciária. Para ela, a IA pode agilizar rotinas técnicas como petições e concessão de benefícios, mas não substitui a análise humana em demandas sensíveis.

“Estas demandas são extremamente delicadas, pois tratam de pessoas reais. Um robô não consegue interpretar provas abstratas, como no caso de benefícios para pessoas com deficiência. O risco é a desumanização do atendimento”, destacou a palestrante.

Juliana também ressaltou a necessidade de dupla formação do advogado contemporâneo, no sentido de aliar o domínio do conteúdo jurídico às competências tecnológicas: “Os profissionais seniores precisam se adaptar ao uso da tecnologia, enquanto os mais jovens, apesar do domínio digital, não podem negligenciar a profundidade teórica. A advocacia exige revisar criticamente o que as ferramentas entregam. Para o Direito Previdenciário, a presença humana será sempre indispensável”.
O Diretor da Faculdade de Direito da UNIGRAN, Prof. Dr. Joe Graeff Filho, refletiu sobre a relevância do evento para a formação acadêmica e também para a sociedade: “A Semana Jurídica consolidou-se como espaço primordial de debate, reflexão e atualização, que potencializa a formação dos acadêmicos ao conectá-los com os desafios concretos da realidade. Mais do que um evento acadêmico, ela constitui um laboratório de ideias, onde o conhecimento jurídico se encontra com os dilemas contemporâneos e com as perspectivas de futuro”.

Segundo ele, ao abordar a relação entre Direito, tecnologia e sustentabilidade, o evento reafirma o compromisso da UNIGRAN em formar profissionais capazes de intervir criticamente nas transformações sociais e jurídicas.

No encerramento da Semana Jurídica, ainda houve espaço para muita emoção com as homenagens que reconheceram trajetórias acadêmicas e profissionais, como a distinção honorífica de Acadêmico Destaque, concedida aos graduandos com maior média de acertos na ADI-2025. Ao Professor Mestre Ayrton José Motta Nunes, foi conferido o título de Professor Emérito, por sua dedicação ao ensino jurídico e contribuição de mais de quatro décadas à UNIGRAN.

Entregue pelas mãos do Reitor da UNIGRAN, Professor Renato de Aguiar Lima Pereira, houve também a honraria de Egresso de Honra, concedida ao Dr. Afeife Mohamad Hajj, advogado militante há 45 anos e egresso da primeira turma de formandos do curso de Direito da UNIGRAN, ano de 1980.

As homenagens coincidiram com a mesma data em que ocorreu a colação de grau da primeira turma de bacharéis em Direito da Instituição, em 29 de agosto de 1980, marcando o vínculo entre a tradição acadêmica e as inovações que devem nortear o futuro das relações profissionais nas próximas décadas.

Integração entre tradição e inovação marca a XLVI Semana Jurídica da UNIGRAN