A declaração foi dada durante o lançamento do Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica.

Governo não vai exigir comprovante de vacina contra covid nas escolas
Estudante é vacinada contra a covid-19 na Escola Estadual Joaquim Murtinho. / Foto: Marcos Maluf/Arquivo

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), disse na tarde desta quarta-feira (9) que a SED (Secretaria de Estado de Educação) não vai exigir o comprovante de vacinação contra covid-19 na volta às aulas. A declaração foi dada durante o lançamento do Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica.

“O governo não obrigou ninguém até hoje, mas entende que, estando vacinado, você está protegido. Basta olhar que, com o crescente número de óbitos, a maioria são de não vacinados. Mas vamos ouvir o Prosseguir [Programa de Saúde e Segurança da Economia], se em algum momento entender que tem que tomar alguma medida, vamos ouvir a ciência”, pontuou.

O imunizante está disponível para crianças a partir de 5 anos e adolescentes até 17 anos. Reinaldo destacou ainda que, por outro lado, o Estado vai incentivar a vacinação.

“Vamos pedir que os pais vacinem, mas não vamos obrigar. É uma questão de consciência, é uma proteção a si e sua família”, concluiu.

A Rede Estadual de Ensino deve retomar as aulas presenciais em 3 de março. Desde agosto, os alunos já voltaram às salas de aulas, primeiro em esquema de revezamento, e em seguida, com a capacidade total.