Estudando com livros achados no lixo, jovem é 1º lugar geral na IFRN

Thompson Vitor, de 15 anos, foi o primeiro lugar geral no exame de seleção do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Para alcançar o resultado, o jovem enfrentou dificuldades financeiras e estudou com livros achados no lixo pela mãe, a catadora Rosângela Marinho. "Eu trazia os livros que os ricos jogavam no lixo e trazia pra casa. Eu dava pra eles aqueles livros bonitinhos e colocava eles pra estudarem. Aí eu incentivei eles a gostarem de livro", contou Rosângela.

Thompson vive na Zona Leste de Natal e estudou durante o ensino fundamental como bolsista na Escola Freinet. "Eu não estudo por obrigação. Pra mim o estudo é uma arte. Eu estudo pra alimentar minha mente de conhecimento", explicou. Ele conta que para se dedicar aos estudos, contrariou a vontade dos pais que queriam que ele trabalhasse. "Eles querem que eu tenha um trabalho cedo. Eu sempre falo que eu preciso me dedicar aos estudos. Eu até ajudo minha mãe no trabalho dela, mas desde que não atrapalhe meus estudos", disse Thompson.

O jovem disse ao site G1 que sente orgulho dos pais e após cursar Multimídia no IFRN, deseja estudar Direito e se tornar advogado. "Eu acredito que o mercado de trabalho hoje está muito restrito a pessoas com qualificação. Através do IFRN, conseguirei ao mesmo tempo estudar as disciplinas do ensino médio e me qualificar profissionalmente através do ensino técnico. Eu pretendo concluir o curso de Multimídia, fazer a prova do Enem e ingressar na UFRN para cursar Direito", ressalta.

Thompson já havia tentado a seleção do IFRN no passado, mas não conseguiu passar. Com persistência, prestou novamente o exame obtendo nota máxima na redação e também maior nota no exame.