Livro narra história de casal que se conhece nos últimos anos da República Velha e se encontra em outras reencarnações

Lançado em 2023, O canto do amor eterno, do autor sul-mato-grossense, Proença, reúne temáticas de reencarnação, história do Brasil, romance e predestinação. O livro narra a história do casal Elka e Mateus, que se conhecem durante os últimos anos da República Velha — período em que o coronelismo e política café com leite dominavam o país.
A trama do livro se desenrola diante de muitos movimentos sociais no Brasil, fruto do descontentamento da população, perante os problemas da época. Diante desse cenário instável, o casal tem um fim trágico, após a protagonista tentar resgatar o amado e vingar a morte do pai.
Entretanto, a história dos protagonistas não termina por aí. Destinados a ficarem juntos, ambos reencarnam e inevitavelmente cruzam caminhos. No decorrer da trama, Elka se torna Isabel, moça de família rica, que tem pesadelos constantes sobre a vida anterior. Posteriormente reencarna como Giulia, nascida em Roma, mas que passa a morar no Brasil.
Já Mateus, se torna Paulo, um estudante encantado pela professora. Mais tarde, na trama, reencarna como Jô, um jovem nascido em circunstâncias difíceis que se muda para São Paulo para construir uma carreira. Apesar de lembrarem pouco do passado, as trajetórias deles se entrelaçam e reverberam continuamente pelo futuro.
Livro narra períodos históricos do Brasil
Ao abordar esses reencontros, o autor também revela os impactos dos diferentes cenários políticos, sociais e econômicos do Brasil na população. O enredo que inicia na República Velha atravessa o movimento tenentista, a Coluna Prestes, a ditadura Vargas, o regime militar, o AI-5, o período de redemocratização e o governo de Fernando Henrique Cardoso, até a atual polarização ideológica do país.
Além disso, o cenário internacional também é narrado, como a Primeira Guerra Mundial, a ascensão do nazismo, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.
Entre os capítulos, O canto do amor eterno varia entre o formato de diário e reflexões filosóficas. Dessa forma, constrói um universo ficcional multifacetado, complexo e com diferentes pontos de vista. Em uma narrativa com arcos de vingança, sofrimento, traumas e desespero, a obra evoca a força do amor diante de um mundo repleto de horror e os impactos da empatia no alívio do sofrimento.
O romance faz referência ao livro de ficção “O Narrador Caruara”, que traz fábulas, lendas e alegorias na narrativa. Proença também faz menções ao poeta Manoel de Barros, unindo acontecimentos históricos à literatura.
Sobre o autor
Nascido no município de Miranda, o autor Proença é economista, pós-graduado pela USP (Universidade Federal de São Paulo). Trabalhou por mais de 30 anos em um das maiores instituições financeiras do Brasil, no cargo de diretor de auditoria.
Também foi diretor do IIA Brasil (Instituto de Auditores do Brasil), representante setorial na Comissão de Ética Pública da Presidência da República, membro da Comissão de Auditoria da Febrapan e professor de contabilidade e auditoria.
Assim, após a aposentadoria, passou a dedicar-se à carreira de escritor. Dessa forma, ao todo, publicou cinco livros, sendo um deles infantil, dois de contos e dois romances.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!