Categoria decidirá se deflagra greve nesta sexta-feira.

Enfermeiros ameaçam greve em Campo Grande
Enfermeiros poderão paralisar as atividades nos próximos dias. / Foto: Pedro Vilela/Getty Images

Assembleia geral convocada para esta sexta-feira (25), em Campo Grande, decidirá se os enfermeiros da Capital entrarão em greve por tempo indeterminado. A categoria alega que a prefeitura descumpriu com um acordo assinado em março de 2021.

De acordo com a assessoria, a tendência é de deflagrarem a greve, uma vez que o indicativo foi aprovado por unanimidade na última assembleia da classe.

Caso seja aprovada, a categoria parará as atividades nas próximas 72 horas da notificação da greve, ou seja, na segunda-feira (28).

"Nós não queremos greve, queremos medidas compensatórias financeiras imediatas pelo não cumprimento do acordo proposto pelo Município, mas o movimento grevista é a única resposta que possuímos enquanto categoria para a injustiça cometida contra a Enfermagem", ressalta Ângelo Macedo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem de Campo Grande (Sinte/PMCG).

A prefeitura não se pronunciou quanto à notificação da assembleia.

Em março de 2021, o secretário de finanças, Pedro Pedrossian Neto, assinou um termo de compromisso no qual, a prefeitura, garantia regulamentar o pagamento de insalubridade aos servidores da enfermagem, a partir da folha de pagamento de dezembro de 2021.

Uma cláusula do acordo garantia que o município se comprometesse a reduzir despesas com cargos comissionados e, se necessário, promoveria dispensa de pessoal para cumprimento do acordo com a categoria. Entretanto, até o momento, nenhuma medida foi tomada por parte do ente municipal.