Candidatos vão responder às questões de Ciências da Natureza e Matemática

Enem continua neste domingo; Veja as dicas para a prova

Este ano, a área de exatas do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá 30 minutos a mais de prova, num total de cinco horas. Com isso, o tempo médio de três minutos para cada questão ganha 20 segundos de acréscimo. O professor Aldo Alexandre de Menezes Zanoni, que dá aulas de Matemática no Ensino Médio, acredita que a edição 2018 vai obedecer ao modelo cobrado nos anteriores, uma vez que não houve alteração no edital. “O primeiro desafio é estar preparado para resolver um grande número de questões. O outro é a habilidade de fazer contas fundamentais (adição, subtração, divisão e multiplicação), de forma manual e com destreza para resolver no tempo de prova. A dica é manter a concentração, e o mais importante de tudo é estar descansado, para que você possa usar todo o conhecimento que aprendeu durante os anos”, ressalta.

Dilmar Ricardo Ribeiro é  professor de Raciocínio Lógico e orienta que os estudantes comecem resolvendo questões que considerem mais fáceis, deixando as mais difíceis para o fim da prova.  “O raciocínio lógicio exige leitura e interpretação de texto. Ler com atenção, estar atento ao que o autor propos, não adicionar, nem subtrair informações do enunciado. O aluno não pode colocar o ponto de vista dele na questão. Não existe mágica, o que ele tem que fazer é aplicar aquilo que está dominando”, explica.

A estratégia indicada pelo professor é importante por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI), sistema estatístico de correção do Enem que avalia as respostas e tenta identificar aquelas que foram dadas por chute. Entre os conteúdos mais cobrados, estão grandezas de razão, proporção e regras de três, acompanhados de porcentagem, estatística e geometria espacial. Já os que mais geram dificuldade são as questões ligadas a logaritmos, análise combinatória e probabilidade.