Obras iniciaram em 2011 e custou pouco mais de R$ 230 milhões aos cofres públicos.

É hoje: Aquário do Pantanal será inaugurado em Campo Grande após 11 anos
Aquário será inaugurado hoje com a presença de lideranças políticas. / Foto: Equipe do Aquário do Pantanal

Após 11 anos de espera, finalmente o tão esperado Aquário do Pantanal, que agora passa a se chamar “Bioparque Pantanal”, será inaugurado e entregue a população sul-mato-grossense, hoje (28), em Campo Grande.

Localizado no Parque das Nações Indígenas em com uma área de aproximadamente 19 mil m², o espaço será entregue com 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de 1 tanque de abastecimento e 1 tanque de descarte de efluentes, totalizando um volume de 5 milhões de litros de água. 

As obras do Aquário, iniciadas em maio de 2011, ainda na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB), ficaram paradas e foram retomadas em maio de 2019 como parte do Programa “Obra Inacabada Zero” e custaram aos cofres públicos, pouco mais de R$ 230 milhões.

Construído para ser o maior laboratório de peixes pantaneiros do mundo, o Bioparque deverá atender a população, atrair turistas, gerar conhecimento científico e servir como base de educação ambiental para crianças. Além disso, o empreendimento também tem como objetivo impulsionar a economia do Estado. 

Desde sua retomada, as fases de construção, que foram desde processos licitatórios, até sua conclusão, foram acompanhadas por representantes do TJMS (Tribunal de Justiça de MS), TCE (Tribunal de Contas do Estado), MPE (Ministério Público Estadual), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil de MS) e PGE (Procuradoria Geral do Estado). 

Conforme divulgado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, de início, as portas serão abertas para a visitação apenas de alunos de escolas públicas. Já a abertura para a população em geral será a partir do mês de abril. A data será definida e, posteriormente, divulgada.

A inauguração contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, deputados federais, estaduais e demais lideranças políticas do Estado.