O encontro acontece na Câmara de Campo Grande na sexta-feira (15)

Cônsul da Bolívia participará de audiência sobre Malha Oeste, diz Luiza Ribeiro
O encontro acontece na Câmara de Campo Grande na sexta-feira (15) / Foto: Série Especial Agosto Lilás: entrevista com vereadora Luiza Ribeiro, titular da Procuradora Especial da Mulher da Câmara (Foto: Eliel Dias, Jornal Midiamax)

O cônsul da Bolívia, Simons William Durán Blacutt, participará da audiência pública sobre a reativação da Ferrovia Malha Oeste. A vereadora Luiza Ribeiro (PT) confirmou a presença do chefe de missão do Consulado da Bolívia em Corumbá nesta terça-feira (12).

Assim, o encontro dos parlamentares e autoridades acontece na Câmara Municipal de Campo Grande, nesta sexta-feira (15), a partir das 9h. A audiência atende demanda do Stefbu (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru e Mato Grosso do Sul).

Além disso, houve pedido do deputado estadual Zeca do PT e do deputado federal Vander Loubet (PT) para realização da audiência. Então, a iniciativa que atende as demandas é da vereadora e do presidente da Casa, vereador Papy (PSDB).

“A retomada da Malha Oeste pode transformar a logística do nosso Estado, impulsionar o comércio internacional, gerar empregos e fortalecer a integração latino-americana”, destacou Luiza.

Sobre o cônsul, disse que a participação é fundamental. “É fundamental que todos os atores — do Brasil e da Bolívia — estejam unidos nesse diálogo”, apontou a vereadora.

‘Fantasma’ da Malha Oeste
A Malha Oeste, importante via ferroviária que cruza os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, ligando Corumbá/MS à Mairinque/SP em 1.973 km de extensão, entra na pauta de audiência pública na Câmara de Campo Grande. Nesta semana, os parlamentares tentam se livrar de vez a ferrovia do ‘fantasma’ de abandono que marcam as concessões modais em MS.

No caso da Malha Oeste, são 10 anos de inativação impactando diretamente o escoamento produtivo de setores importantes como agronegócio e a indústria.