SED fez aquisição de teste de covid e caso algum aluno teste positivo, aulas serão suspensas.

Aulas na rede estadual retornam na próxima semana com escalonamento de alunos

Após um ano e meio de aulas presenciais suspensas, a rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul destaca estar preparada para o retorno. 

A secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola afirmou que as aulas em modelo híbrido da Rede Estadual retomam na próxima segunda-feira (2) e que somente estudantes com comorbidades ou que tenham problemas de saúde com laudo é que poderão continuar em modelo remoto de ensino.

Conforme Maria Cecília, as escolas já estão preparadas para receber os estudantes de forma alternada, respeitando o Protocolo de Volta às Aulas, lançado em novembro de 2020. 

“Fizemos a aquisição de testes da Covid-19 e queremos que as famílias saibam que o retorno às aulas vem após um estudo complexo onde todos os protocolos foram bem definidos", destacou. 

“Estamos seguros com as decisões que tomamos. Em agosto do ano passado, nós reunimos 21 órgãos de controle de Mato Grosso do Sul e - juntos - formulamos o nosso Protocolo de Volta às Aulas, instrumento esse que será o principal norteador da retomada às atividades presenciais, com todas as orientações necessárias aos gestores escolares da Rede Estadual. Lembrando que o ponto de partida para esse retorno será baseado nos indicadores [bandeiras] do Prosseguir”, complementou a secretária. 

Segundo a pasta, caso algum aluno tenha o diagnóstico positivo para covid, a turma toda será dispensada. 

Além disso, o local passará por desinfecção e o retorno as atividades presenciais será diante a decisão positiva de um médico. 

Ainda segundo a pasta, só serão dispensados do ensino presencial alunos com laudo médico. 

"Se o aluno não comparecer e não ter justificativa, haverá uma busca ativa e nessa busca saber os motivos do não comparecimento. Se houver a insistência do não comparecimento vamos usar órgãos de controle como o Conselho Tutelar e Ministério Público."

Maria Cecilia Amendola ainda reforça que nesta volta às aulas o percentual de alunos em sala vai depender da situação observada em cada município. 

“O retorno se dará com um número maior ou menor de alunos em sala sempre de acordo com a sinalização das bandeiras do prosseguir. Se a bandeira estiver vermelha, por exemplo, retornam 50% dos estudantes em uma semana e os outros 50% na semana seguinte”, disse.

Ainda não há um calendário disponível de como será o retorno nas unidades. 

Para os alunos matriculados em período noturno e que temem não ter aula por conta do toque de recolher (que será instituído no município com horário a depender da bandeira do prosseguir), a secretária afirma que serão adotados modelos com horários menores e que não infrinjam a regra.

Ela garante que o aluno não será prejudicado.