O objetivo da SES (Secretaria Estadual de Saúde) é levar o serviço a UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) do Estado

Acupuntura no SUS? Médicos de MS participam de treinamento neste fim de semana
O objetivo da SES (Secretaria Estadual de Saúde) é levar o serviço a UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) do Estado / Foto: Acupuntura, imagem ilustrativa (Foto: reprodução, Senado Federal)

Médicos da rede pública de Mato Grosso do Sul participam de treinamento de acupuntura a partir desta quinta-feira (14) até domingo. O objetivo da SES (Secretaria Estadual de Saúde) é levar o serviço a UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) do Estado.

A acupuntura é uma abordagem terapêutica milenar da medicina tradicional chinesa, que estimula pontos do corpo, inserindo agulhas finas e metálicas. Conforme o Ministério da Saúde, o tratamento é considerado uma prática integrativa e visa manter e recuperar a saúde, além de prevenir agravos e doenças.

“O investimento na Medicina Integrativa tem se tornado cada vez maior como opção para redução da dor crônica e desmedicalização dos usuários do SUS”, detalha a responsável pelas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na SES, Patrícia Mecatti Domingos. A pasta espera que 70% dos municípios do Estado tenham ao menos uma prática integrativa disponível até 2027.

Curso para médicos
As aulas práticas do Curso de Acupuntura serão realizado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, neste fim de semana. Porém, o treinamento será híbrido (presencial e remoto), com participação de profissionais da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Ministério da Saúde.

O foco do curso é capacitar os médicos da rede pública para aplicar o tratamento chinês como ferramenta de cuidado integral, humanizado e preventivo, segundo a SES.