Parlamentar lembrou que país tem 12 forças policiais.

 ‘Uma não é melhor que a outra’, diz vereador delegado ao pedir paz entre PM e ex-Guarda Municipal

O vereador Delegado Wellington (PSDB) disse nesta quinta-feira (7) na tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande que a Polícia Militar e a antiga Guarda Civil Municipal, atualmente chamada Polícia Municipal, precisam encontrar a pacificação para trabalharem juntas. “Uma não é melhor que a outra”, destacou.

Em janeiro deste ano, a prisão de um sargento militar e a briga por conta de uma apreensão de bicicleta gerou confusão entre um coronel e um policial municipal. Membros de ambas as forças reclamam de constantes ameaças em grupos de WhatsApp.

“Quem está causando essa briga está jogando gasolina no fogo. É uma briga antiga por conta de nomenclatura, mas como policial eu sei da importância da mudança”, disse. Wellington lembra que o pais tem 12 forças policiais, entre rodoviários, federais, civis, militares etc. “Fui um dos primeiros parlamentares a sugerir a mudança aqui na cidade, mas uma emenda do vereador Enfermeiro Fritz (PSD) realizou a alteração na Lei Orgânica Municipal”.

Ao comentar a discussão, o vereador Fritz lembrou que a alteração era apenas na nomenclatura, não nas atribuições dos antigos guardas e que este fato não deveria ter gerado tanta intriga.

Wellington citou também a judicialização da questão e criticou a atitude dos que contestam a mudança. “Cada instituição tem a sua atribuição legal. Não se pode dizer que uma é melhor do que a outra e eu vejo também excesso de um ou de outro, não um problema generalizado. Para isso, devemos contar com as Ouvidorias, já que o problema não é institucional”.

Nesta quarta-feira (6), o prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) se reuniu com o Secretário Municipal de Segurança Valério Azambuja e com o representante da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança, além dos comandantes dos batalhões militares da polícia na Capital, para discutir o assunto.