O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (10) que o país aceitou continuar as negociações com o Irã, mas deixou claro que o cessar-fogo entre as duas nações chegou ao fim.

Trump revela pedido do Irã para retomar conversas, mas avisa: cessar-fogo acabou
Official White House Photo by Daniel Torok.

“A República Islâmica do Irã nos pediu que continuemos as conversas. Nós aceitamos fazer isso, mas os Estados Unidos deixaram claro, sem sombra de dúvidas, que o cessar-fogo terminou”, escreveu Trump em sua plataforma, a Truth Social.

As declarações ocorrem em meio a uma nova escalada militar. Na quinta-feira (9), os EUA concluíram uma rodada de ataques contra cerca de 90 alvos no Irã. Pouco depois, uma série de bombardeios aéreos misteriosos e sem autoria declarada atingiu o sul do país, justamente no momento em que o Irã se preparava para o sepultamento do falecido líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.

Teerã não culpou diretamente nenhum país pelos ataques adicionais, embora um parlamentar iraniano tenha advertido os Emirados Árabes Unidos por supostamente apoiarem os EUA na campanha militar. Em resposta às ações de quinta-feira, o Irã lançou uma onda mais ampla de ofensivas contra alvos no Bahrein, na Jordânia, no Kuwait e no Catar. Sirenes de alerta soaram nas quatro nações, e a população buscou abrigo. Uma pessoa ficou ferida no Kuwait durante a interceptação de projéteis pelos sistemas de defesa aérea.

O governo iraniano insiste que o Estreito de Ormuz — por onde passa cerca de um quinto de todo o petróleo e gás natural do mundo — deve ficar sob seu controle exclusivo e que os navios devem pagar taxas a Teerã, apesar de a via ser considerada internacional há décadas. O controle iraniano sobre o estreito durante o conflito desencadeou uma crise energética global, embora os preços do petróleo tenham caído significativamente desde os picos de US$ 120 por barril.

Enquanto isso, os países árabes do Golfo e os EUA insistem que o Estreito de Ormuz deve permanecer aberto e livre para o trânsito de embarcações. O líder dos Emirados Árabes Unidos viajou ao Kuwait para se reunir com o emir local após o ataque iraniano, enquanto o Catar e o Paquistão seguem mediando as negociações entre Irã e EUA sobre o acordo provisório vigente para evitar o retorno a uma guerra aberta.

Israel, que participou do conflito contra o Irã, não reivindicou nenhum ataque recente. O Comando Central dos EUA não respondeu aos pedidos de comentário sobre os bombardeios adicionais.