De tempos em tempos mensagens voltam a circular nas redes sociais.

Tossir repetidamente pode evitar infarto? Ministério da Saúde afirma que é ‘fake news’
Já ouviu falar que tussir pode salvar a vida de alguém durante um infarto? Então, é fake news! / Foto: Getty Images | Reprodução

Você já recebeu uma mensagem no seu telefone afirmando que tossir com força durante um eventual infarto pode salvar a vida de um paciente, principalmente se ele estiver em áreas de difícil acesso, longe de hospitais ou, principalmente, sozinho?

De acordo com as mensagens (que pedem para ser encaminhada a mais dez pessoas, vale destacar), seria possível sobreviver a um ataque cardíaco sozinho, desde que o paciente tussa “de forma repetida e muito vigorosa”, o que garantiria oxigenação e desobstrução das vias coronárias, pelo menos até a assistência emergencial  chegar.

Só que não. É fake news, como o próprio Ministério da Saúde apontou. Segundo a pasta, as informações já circulam há tempos nas redes sociais. E já foram desmentidas diversas vezes.

“Não há evidências científicas que comprovem que tossir evita um possível infarto, que é uma emergência que exige cuidados médicos o mais rápido possível. Identificar os sintomas pode ser decisivo para salvar a vida de uma pessoa infartada”, traz comunicado do órgão.

Além disso, a mensagem tem os traços clássicos das fake news: tom alarmista, erros gramaticais, apelo emocional aos leitores e, por fim, pedido de compartilhamento.

No caso de infarto, a propósito, o Ministério da Saúde orienta que é mais importante reconhecer os sintomas para acionar assistência médica pelo 192, o telefone do Samu, o mais rápido possível que tentar salvar a vida de alguém, caso não tenha o treinamento específico. A pasta tem até um site com informações gerais, com sintomas, tratamento e prevenção.

Tossir repetidamente pode evitar infarto? Ministério da Saúde afirma que é ‘fake news’