O treinador falou especialmente sobre o momento de Neymar, que vem sendo criticado no Paris Saint-Germain e está de volta à Amarelinha após se recuperar de lesão.

Tite fala sobre momento de Neymar e revela possível desfalque
O técnico Tite, da Seleção Brasileira, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira. / Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O técnico Tite, da Seleção Brasileira, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira, um dia antes da partida contra o Chile. O treinador falou especialmente sobre o momento de Neymar, que vem sendo criticado no Paris Saint-Germain e está de volta à Amarelinha após se recuperar de lesão.

Tite confessou que teve conversa íntima com Neymar e preferiu não externar o conteúdo para o público. "Primeiro, eu aprendi ao longo do tempo e o start foi uma filha socióloga, que diz: igualdade não, equidade. O que um jogador precisa pode ser o que o outro não precisa, abordagens diferentes, correções diferentes, pois somos diferentes enquanto seres humanos. Temos uma preocupação geral. E mesmo se tivesse tido - e não vou responder à sua pergunta porque são coisas muito íntimas, de dentro de vestiário, no cunho particular. Vou ser direto contigo: se um técnico meu quando eu era atleta pegasse e externasse meus problemas de forma pública eu ia colocar para ele: por que não vem falar comigo antes e me expõe de forma pública? Nós somos expostos pra caramba, nós somos cobrados pela nossa atividade", comentou.

"Eu faço com os atletas aquilo que gostaria que os técnicos tivessem feito comigo. Talvez um capitão de seleção brasileira (César Sampaio) possa reiterar, ou um campeão do mundo, como é o Juninho (Paulista) ou um campeão do mundo de clubes, que é o Cléber (Xavier), mas que não jogava nada (risos). Que possam reiterar que são coisas íntimas, muito de vestiário. Assim como na imprensa tem reuniões de pauta e de outras coisas que possam ser correlacionadas a isso", complementou.

Tite preferiu não trazer o momento complicado de Neymar no clube francês para a Seleção. O técnico fez questão de enfatizar que são realidades diferentes.

"Essa resposta ela está ligada à pergunta anterior. As realidades do clube são umas e as da seleção são outras. Uma série de atletas passou adversidades em seus clubes, uma série de atletas vêm com auto estima elevada. Aqui é um marco inicial, quando nos apresentamos é um marco da sequência do nosso trabalho. Do processo de jogar sob a pressão que temos conosco de fazer o nosso melhor. Nisso está inserido o Neymar? Claro, mas estão inseridos todos os atletas. Nisso está inserido o mais jovem também, que fica com a pressão de executar. Talvez a expectativa do grande nome, do grande astro, do Neymar fique em evidência. Porém, todos têm pressão em seus clubes. Temos a pressão nossa, não vamos trazer a dos outros para aquilo que já é uma responsabilidade grande".

Em relação ao time, Tite disse que os titulares estão confirmados, com apenas Antony como dúvida. O jovem do Ajax será avaliado no treino desta tarde para saber se tem condições de jogo. O Brasil deve ir a campo com Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Guilherme Arana; Casemiro, Fred, Lucas Paquetá; Antony (Rodrygo), Neymar e Vini Jr.

O jogo contra o Chile será nesta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), pela 17ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. A partida será no Maracanã.