Um grande volume de chuva está sendo esperado para os três estadosno primeiro fim de semana de novembro, com potencial para alagamentos e outros transtornos, inclusive nas capitais São Paulo, Curitiba e Campo Grande.

SP, PR e MS em alerta para temporais no fim de semana
uvens carregadas sobre São Paulo. / Foto: André C.

O mês de novembro começa com tempo instável, com condições para muitas pancadas de chuva em grande parte do Brasil. Até em algumas áreas do Nordeste há possibilidade de pancadas de chuva moderadas a fortes. Mas uma situação particular está preocupando: um grande volume de chuva está sendo esperado para os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo neste primeiro fim de semana de novembro de 2025. Há potencial para alagamentos e outros transtornos.

Por que pode chover forte?
Desta vez, não é uma frente fria que vai provocar chuva forte e volumosa. O tempo fica mais instável nesses estados por causa de uma combinação de fatores: o ar já está bastante úmido na região de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul e ventos quentes voltam a soprar sobre os três estados neste fim de semana. Umidade alta e calor são condições básicas para a formação das nuvens carregadas. Mas além disso,a circulação de ventos, em vários níveis da atmosfera, vai facilitar a transformação desse ar úmido e quente em muitas nuvens de chuva. Essas áreas de instabilidade vão começar a se organizar neste sábado, primeiro de novembro.

Áreas com maior potencial para temporais

Neste sábado, a Climatempo já alerta para o grande potencial para temporais no oeste e centro-norte do Paraná, no centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul e nas porções oeste e sul do estado de São Paulo, na divisa com o Paraná. As outras áreas do Paraná e de São Paulo e a divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás e Minas podem ter várias pancadas de chuva moderadas a fortes, principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte nas capitais Curitiba, São Paulo e Campo Grande.
No decorrer do domingo, os temporais continuam a ocorrer desde cedo no Paraná e em Mato Grosso do Sul, mas uma mudança na circulação de ventos vai fazer com que as áreas de chuva mais intensas se espalhem mais sobre o estado de São Paulo. Então, o risco e temporais e de chuva volumosa em São Paulo é maior durante o domingo.

Volumes de chuva

De forma geral, o volume de chuva acumulado durante o sábado e o domingo deve ficar entre 50 a 100 mm em muitas áreas desses três estados. Mas alguns locais poderão acumular um pouco mais de 100 mm. A Climatempo alerta que o grande volume de chuva esperado para esse fim de semana poderá causar alagamentos nos centros urbanos e até enchentes repentinas em córregos. Previna-se! Fique atento aos avisos da Defesa Civil de seu estado ou de seu município e confira a previsão do tempo no site da Climatempo e outras informações nas nossas redes sociais.