Sexta-feira tem torneio de robótica para estudantes em Naviraí

O Sesi promove, na sexta-feira (11), das 8 às 12 horas, na unidade de Naviraí, o 2º Torneio Interclasse de Robótica para apresentar aos estudantes de 10 a 16 anos de idade o mundo da ciência e da tecnologia com a construção de robôs utilizando peças de Lego e programados com tecnologia Lego Mindstorms NTX. A competição será na quadra poliesportiva do CISS (Centro Integrado Sesi Senai), que fica na Rua Ceará, 315, Centro, e terá três equipes participantes – Team Fury, Robotic Heroes e Play Hard.

A gerente de educação do Sesi, Simone Cruz, informa que a competição já foi realizada em Campo Grande (08/08), Corumbá (15/08), Três Lagoas (22/08), Dourados (29/08) e agora será em Naviraí, enquanto no próximo dia 19 de setembro será em Aparecida do Taboado, totalizando 900 alunos do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio das escolas das seis cidades citadas. “A nossa intenção é contribuir para o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho, incentivando a realização de tarefas em equipe para a solução de problemas de forma inovadora”, disse.

Raciocínio lógico

Na avaliação da diretora da Escola do Sesi de Naviraí, Paula Nudimila de Oliveira Silva, a expectativa é apresentar para toda a comunidade o trabalho qu está sendo feito na área de robótica educacional. “Queremos atingir o maior número possível de pessoas com essa nova metodologia de ensino. Por meio da robótica, os alunos aprendem de forma mais prazerosa e conseguem demonstrar isso nos trabalhos apresentados”, afirmou, completando que o trabalho com a robótica permite que os alunos trabalhem a questão do empreendedorismo, protagonismo, senso de equipe, liderança, entre outros. Importantes habilidades e competência, além do trabalho com a tecnologia.

A técnica de educação do Sesi, Juliana de Alencar Nicolau, explica que o tema da temporada 2015/2016 do Torneio de Robótica é “Como cuidamos do nosso lixo” e os competidores terão de desenvolver projetos de pesquisa inovadores que poderão, quem sabe, ajudar milhões de pessoas no futuro. “Durante esse processo, novos horizontes são abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ciência e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira”, detalhou.

O torneio

A competição tem quatro etapas e os alunos serão avaliados nas categorias projeto de pesquisa, core values, design do robô e desafio do robô. No primeiro caso, os alunos devem apresentar uma solução inovadora em conformidade com o tema da temporada do torneio, enquanto no core values os alunos são submetidos a uma atividade em grupo onde os juízes analisam se os valores do torneio foram contemplados (trabalho em equipe, competição amigável e aprender divertindo-se).

No design do robô, os juízes vão avaliar, nos quesitos desenho mecânico, estratégia e inovação na programação, os robôs criados pelos alunos. Já no desafio do robô as máquinas são projetadas e programadas pelos membros da equipe para executar uma série de tarefas, ou missões, durante partidas de 2’30’’ em uma mesa de competição que reflete o tema do mundo real para aquela temporada. Após a competição, os juízes vão apontar as equipes campeãs, sendo que os alunos serão premiados com medalhas e os times receberão um certificado de reconhecimento na categoria premiada (pesquisa, core values, design robô ou desafio do robô).

Serviço – O CISS (Centro Integrado Sesi Senai) de Naviraí fica na Rua Ceará, 315, Centro