Nova Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR) será inaugurada no município de Maracaju no dia 07/06.

Programa Recicleiros Cidades fortalece atuação no Centro-Oeste e inaugura UPMR em Maracaju
Recicla Maracaju. / Foto: Assessoria de Imprensa.

Maracaju é o terceiro município do Centro-Oeste do Brasil a receber o apoio do programa Recicleiros Cidades. Fruto da parceria entre a prefeitura, Instituto Recicleiros, Organizações da Sociedade Civil (OSC) que desenvolve soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos pós-consumo em todo Brasil,  empresas que investem em ações estruturantes junto ao Instituto desde 2018, e com o patrocínio principal da Alliance to End Plastic Waste (AEPW). As outras duas unidades instaladas na região estão localizadas em Caldas Novas (GO) e Naviraí (MS). O evento de inauguração da UPMR que iniciou suas operações em janeiro, acontece no dia 7/06, às 9h, na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 190, em Maracaju.  

A iniciativa, que veio para fornecer apoio técnico, fomento financeiro e suporte à organização dos catadores que já existia na cidade, tem como premissas cumprir as determinações legais da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), oferecer um trabalho digno e socioprodutivo para os catadores e criar um ambiente mais sustentável e com maior qualidade de vida aos maracajuenses.

"O programa Recicleiros Cidades é um grande ganho para Maracaju", comenta Tamires Lavor, gerente de comunicação do Instituto Recicleiros. "Ele gera economia na região com a coleta ao diminuir o uso de aterros sanitários, além disso, melhora a limpeza da cidade e evita a poluição ambiental", complementa Tamires.

A nova Unidade de Processamento dos Materiais Recicláveis será administrada pela cooperativa Recicla Maracaju e o papel da prefeitura é fazer a coleta seletiva porta a porta nos bairros da cidade. A população também pode colaborar com o programa separando corretamente os resíduos e dispondo-os na porta de casa para o caminhão da reciclagem no dia e horário da coleta. "Quanto maior a adesão por parte da população e empresas ao projeto, maior será a possibilidade da criação de mais postos de trabalho e renda digna para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de mais resíduos desviados do aterro sanitário, colaborando com a preservação do ecossistema local", ressalta Lavor.

Aprenda como colaborar com a coleta seletiva:

Separe: plástico, vidro, papel, metal e óleo de cozinha do lixo comum; 
Limpe: procure mantê-los limpos e secos;
Identifique: coloque o vidro em um saco à parte e coloque uma identificação  de forma clara e visível, para que os agentes possam coletar de forma segura;
Armazene: o óleo em uma garrafa pet bem fechada para evitar vazamento;
Descarte: coloque seus recicláveis na porta de casa, nos dias e horários indicados, para o caminhão da reciclagem fazer a retirada.
Para saber as datas em que o caminhão passará nos bairros, acesse o site chegouareciclagem.org.br.

O Programa Recicleiros Cidades chegou a Maracaju por meio de um Edital de Chamamento Público promovido pelo o Instituto Recicleiros, aberto aos municípios brasileiros. A cidade recebeu um aporte financeiro que foi destinado a estruturação da Unidade de Processamento dos Materiais Recicláveis.