O período de arrecadação foi entre os meses de dezembro e janeiro de 2023.

Prefeitura e Recicla Maracaju arrecadam 7 toneladas de recicláveis com a campanha A reciclagem não tira férias
O período de arrecadação foi entre os meses de dezembro e janeiro de 2023. / Foto: DAC COMUNICAÇÃO

Ação da cooperativa de catadores de Maracaju junto às Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente mobilizou pais e alunos e arrecadou nas escolas diversos materiais recicláveis que geram renda e trabalho, além de manter a cidade mais limpa e sustentável

A campanha de arrecadação de materiais recicláveis nas escolas municipais, que uniu a Prefeitura de Maracaju, por meio das Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e a cooperativa de reciclagem da cidade, a Recicla Maracaju, foi um verdadeiro sucesso. 

A ação inédita intitulada “A reciclagem não tira férias” conseguiu reunir 7 toneladas de materiais nas escolas, sobretudo livros e cadernos usados doados pelos alunos, familiares e amigos. O período de arrecadação foi entre os meses de dezembro e janeiro de 2023.

Os itens coletados foram encaminhados para a Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR) de Maracaju, onde foram processados e vendidos, gerando trabalho e renda para as cooperadas e os cooperados que atuam na Recicla Maracaju. Além disso, a campanha contribuiu com a conscientização socioambiental de alunos, pais e professores, e promoveu ainda a sustentabilidade no município.

“Ficamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados com a campanha ‘A reciclagem não tira férias’. Primeiro, porque mostrou que quando existe parceria e um interesse real com a causa socioambiental, é possível fazer a diferença. Segundo, pela oportunidade de conscientizar a população sobre os benefícios da reciclagem, que englobam não apenas o meio ambiente, mas também as pessoas”, comenta Jonas Siqueira do Canto, cooperado da Recicla Maracaju.

Além de Maracaju, a campanha também movimentou outras nove cidades, que aderiram a ação de coleta e conscientização. São eles: Caçador, Cajazeiras, Caldas Novas, Garça, Guaxupé, Naviraí, Piracaia, Serra Talhada e Três Rios, todos municípios que fazem parte do Programa Recicleiros Cidades, o maior e mais completo programa estruturante de coleta seletiva e reciclagem do Brasil, promovido pelo Instituto Recicleiros. Ao todo, a campanha arrecadou quase 140 toneladas de materiais recicláveis.

Para 2024, a expectativa é fazer a campanha em dois momentos, tanto nas férias de julho, quanto no recesso de dezembro, ampliando assim a coleta de recicláveis e trazendo benefícios diretos à cidade.