Dados da Polícia Civil servem de alerta para evitar prejuízos.

Por dia, 1 pessoa cai em golpe ao tentar emitir segunda via de boleto online em MS

Levantamento feito pela Polícia Civil mostra que entre os meses de janeiro e outubro de 2020, 300 pessoas caíram no golpe do falso boleto bancário em Mato Grosso do Sul. Somente em Campo Grande, foram registrados 61 boletins de ocorrência conforme dados divulgados pela 6ª Delegacia de Polícia. A ação consiste em encaminhar ao consumidor informações bancárias falsas, para que ele efetue o pagamento aos estelionatários e não às instituições financeiras.

As vítimas geralmente são pessoas que estão pagando algum tipo de financiamento e, eventualmente, necessitam da emissão de uma segunda via do boleto ou tentam quitar a dívida. Elas então acessam a internet e, por meio de mecanismos de busca como o Google, tentam encontrar o site da financeira, e é justamente aí que os golpistas agem. Muitos criam sites falsos idênticos aos originais e manipulam as informações para que apareçam primeiro nas pesquisas.

Sem imaginar que está seguindo para uma armadilha, a vítima entra em contato com o setor de atendimento indicado e acaba direcionada para uma conversa via WhatsApp. Em seguida, o falso atendente emite um boleto com informações dissimuladas e o consumidor efetua o pagamento, acreditando que está honrando a dívida. No entanto, acaba descobrindo o golpe dias depois, ao receber a primeira cobrança por parte da verdadeira financeira.