Segundo a Polícia Civil, a professora universitária foi conduzida até a delegacia por distribuição de santinhos com a foto do ex-presidente.

Polícia apreende material de campanha por citação de Lula
Caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Cassilândia. / Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Cassilândia, a 418 km de Campo Grande, apreendeu com uma ðrofessora de 70 anos material de campanha do PT por citação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista teve candidatura indeferida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após ser condenado e preso na Lava Jato.

Herminia Weijenborg Groot é holandesa e militante do PT. De acordo com a Polícia Civil, a professora universitária foi conduzida até a delegacia por distribuição de santinhos com a foto do ex-presidente.

Segundo o delegado Rodrigo de Freitas, a idosa estava distribuindo o material na região central do município no domingo (30) com a foto estampada de Lula. O delegado não soube dizer a quantidade do material apreendido, mas ressaltou se tratar de uma quantidade “razoável”. “Ela disse que estava apenas auxiliando o pessoal do partido que ela defende” comentou o delegado.

Ele informou que a mulher foi ouvida e liberada. O caso será encaminhado para a Justiça Eleitoral. Procurada, a professora informou que o material apreendido não era irregular e que se tratava de propaganda do PT.

A Justiça Eleitoral havia autorizado na semana passa busca e apreensão de materiais de campanha de candidatos do PT que continham o nome do ex-presidente Lula. O caso ocorreu em Mundo Novo, a 476 km da Capital.

Conforme o Ministério Público Eleitoral, os candidatos a deputado estadual Alisson Thiezan Biazussi (PT), Vander Loubet (deputado federal petista e que tenta a reeleição), a senador Zeca do PT e Mario Cesar Fonseca da Silva (PC do B) e a governador Humberto Amaducci (PT) realizaram propaganda eleitoral irregular por meio da entrega de santinhos que levavam, além dos nomes dos candidatos, o de Lula ao cargo de Presidente da República, em afronta ao TSE.

Os materiais, segundo denúncia encaminhada à Promotoria, foram distribuídos em Japorã (e no distrito de Jacareí), Sete Quedas e Tacuru. O MPE pediu a retirada imediata de circulação dos materiais antes que fossem distribuídos. Foram apreendidos seis pacotes de papel craft com materiais impressos e santinhos, quatro caixas de materiais e santinhos, quatro bannes e uma placa plástica fora das especificações da Justiça Eleitoral.