Rubens Crispim Junior foi identificado em cerca de 24 horas graças a um trabalho especializado da Polícia Civil; demais vítimas aguardam exames que podem levar meses.

Apenas uma das vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido em Aquidauana (MS) foi oficialmente identificada até o momento. Trata-se do brasileiro Rubens Crispim Junior, cuja identidade foi confirmada através de um complexo trabalho técnico conduzido por peritos papiloscopistas da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.
A identificação foi possível graças a um exame de necropapiloscopia, método científico de reconhecimento humano por meio das impressões digitais, que foi solicitado pela delegada Ana Cláudia Medina, da DRACCO/MS. O procedimento segue rigorosos padrões internacionais de Identificação de Vítimas em Desastres (DVI).
Para realizar o trabalho com a agilidade que o caso exigia, os peritos oficiais Orivaldo Gonçalves Mendonça Jr. e Gisélia Subtil se deslocaram até o Núcleo Regional de Identificação de Aquidauana. Lá, atuaram em conjunto com as peritas locais Erika Gehre e Leandra Gomes. A equipe realizou a análise tegumentar (da pele), coletou o material biológico e preparou os tecidos em soluções químicas, uma etapa crucial para recuperar as impressões digitais da vítima.
Após a coleta, o material foi encaminhado para a Capital, onde os peritos Anselmo Luiz e Paulo Lins deram continuidade ao processo, realizando a individualização papiloscópica e concluindo com sucesso a identificação de Rubens Crispim Junior.
As demais vítimas do acidente, no entanto, ainda aguardam identificação por outros métodos, como o exame de DNA. De acordo com a Coordenadoria-Geral de Perícias, o prazo regular do Instituto de Análise Laboratorial Forense (IALF) para a liberação de um exame de DNA é de cerca de três meses. Contudo, por se tratar de um caso de grande repercussão, há a expectativa de que o processo seja acelerado. A liberação dos outros corpos para as famílias só poderá ocorrer após a confirmação científica de suas identidades.
O Sindicato dos Peritos Papiloscopistas (SINPAP) reafirmou o compromisso da categoria em atuar com agilidade e excelência para dar uma resposta à sociedade e garantir um destino digno às vítimas e um alento aos seus familiares.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!