Percurso entre duas estações de trem é feito em pista exclusiva. Veículo transporta até 8 pessoas; um agente acompanha trajeto.

Paris testa van elétrica e sem motorista nas ruas
Paris testa vans sem motorista entre duas estações de trem / Foto: Jacky Naegelen/Reuters

Vans elétricas sem motorista começaram a ser testadas em Paris na última segunda-feira (23). O experimento acontece entre as estações de Lyon e Austerlitz até o dia 7 de abril.

As vans fabricadas pela companhia francesa Easymile circulam em pista própria e têm capacidade para 6 pessoas sentadas e duas em pé. Um agente viaja junto.

Trata-se de uma nova etapa no projeto: os primeiros testes ocorreram no fim de setembro passado, ao longo da margem do Sena. Outros estão previstos para este ano.

Pesquisa de opinião
Segundo a RATP, empresa responsável pelo transporte público na cidade, estes experimentos "servem principalmente para saber a opinião dos usuários sobre este novo serviço e também para receber possíveis ideias que possam melhorá-lo".

Em locais fechados, como em grande zonas industriais, "este tipo de veículo poderá ser utilizado rapidamente (...) como transporte", considerou a presidente do RATP, Elisabeth Borne, durante a inauguração.

Os veículos autônomos representam uma "revolução" para as cidades e transformarão o entorno urbano e o espaço público "de forma espetacular" nos próximos 20 anos, disse Jean-Louis Missika, conselheiro de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura do Paris.