Ação entre Força Tática e Polícia Civil apreendeu pistola 9mm, munições, drogas e deteve envolvidos, incluindo adolescentes, que atuavam a mando de criminosos presos.

Operação integrada desarticula ponto de tráfico comandado de dentro de presídios em Maracaju
Ação entre Força Tática e Polícia Civil apreendeu pistola 9mm, munições, drogas e deteve envolvidos, incluindo adolescentes, que atuavam a mando de criminosos presos. / Foto: 15º BPM de Maracaju

Uma operação integrada entre a Força Tática da Polícia Militar e o Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil desmontou um esquema de tráfico de drogas na tarde de ontem (1º/10) em Maracaju. A ação, realizada no bairro Jardim Ilha Bela II, resultou na apreensão de uma pistola, munições, drogas e na detenção de suspeitos que recebiam ordens de dentro de presídios do estado.

A operação teve início por volta das 15h50, quando policiais militares da Força Tática, em patrulhamento, flagraram uma negociação de drogas em andamento. Uma mulher de bicicleta, que comprava o entorpecente, conseguiu fugir, mas o vendedor foi abordado. Com ele, foram encontradas pedras de crack e dinheiro trocado.

A partir do flagrante, a guarnição realizou uma busca na residência utilizada como ponto de venda, onde encontrou mais porções de drogas, dinheiro, uma balança de precisão e uma mochila contendo uma substância semelhante à cocaína. Na sequência, as diligências levaram à localização de dois adolescentes, de 16 e 17 anos, que também participavam do esquema. As investigações iniciais revelaram que o grupo atuava sob o comando de detentos de unidades prisionais de Mato Grosso do Sul, que forneciam os entorpecentes para serem revendidos na cidade.

Com base nessas informações, que convergiam com investigações já em andamento pelo SIG da Polícia Civil, as duas forças de segurança passaram a atuar em conjunto.

A continuidade da operação permitiu a identificação de mais envolvidos, incluindo uma mulher de 28 anos e um homem de 30, ambos com ligações com membros de facções criminosas.

Em uma das residências vistoriadas, os policiais encontraram uma pistola calibre 9mm, dois carregadores, 31 munições intactas e 61 papelotes de cocaína já embalados e prontos para a venda.

Todos os suspeitos detidos e os materiais apreendidos arma, munições, drogas, dinheiro e celulares foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Maracaju para a adoção das medidas legais. A operação reforça a importância da atuação integrada entre as polícias no combate ao crime organizado e na promoção da segurança pública no município.