A Nintendo, empresa japonesa fabricante de videogames, anunciou nesta sexta-feira (9) que a Gaming do Brasil – subsidiária da Juegos de Video Latinoamérica e responsável por distribuir os produtos da marca nos últimos 4 anos por aqui, não vai mais vender os seus consoles no Brasil.

Segundo Bill van Zyll, Diretor e Gerente Geral para América Latina da Nintendo of America, "O Brasil é um mercado importante para a Nintendo e lar de muitos fãs apaixonados mas, infelizmente, desafios no ambiente local de negócios fizeram nosso modelo de distribuição atual no país insustentável. Estes desafios incluem as altas tarifas sobre importação que se aplicam ao nosso setor e a nossa decisão de não ter uma operação de fabricação local.".

No entanto, a Juegos de Video Latinoamérica ainda atuará no restante da América Latina como distribuidora da Nintendo. “Somos parceiros da Nintendo na distribuição de seus produtos na América Latina há 14 anos e continuamos comprometidos com a marca. E, enquanto nenhuma outra mudança está planejada para outros mercados da região, estamos em uma posição em que precisamos reavaliar nossa abordagem na distribuição no Brasil”, relata Bernard Josephs, CEO da Juegos de Video Latinamérica.

Segundo a empresa, a impossibilidade de compra de conteúdos na loja online eShop do Nintendo 3DS por parte de alguns usuários (devido a não adequação à regulamentação bancária do Brasil) foi um dos motivos que gerou a decisão, sem citar o fato de que a loja online do Wii U não funciona por aqui graças ao mesmo problema.