Ministro Marco Aurélio (STF), em decisão que suspendeu o inquérito contra Bolsonaro.

Ministro Marco Aurélio (STF): “Cumpre, por cautela, suspender a sequência do procedimento”

PT enfrenta eleição da qual poderá sair nanico  

Pesquisas recentes indicam que o PT de Lula, que virou sinônimo de corrupção, tem chances reduzidas de conquistar prefeituras nas capitais, este ano. 

Seu desempenho tem mostrado trajetória declinante há oito anos, em eleições municipais. Elegeu 630 prefeitos em 2012, antes da Lava Jato e do impeachment de Dilma, e caiu para 256 em 2016. Queda de 60%.

 O partido já não administra qualquer das 100 maiores cidades do País agora parece a caminho de um destino inexorável: virar nanico.

Tá feia a coisa

Candidatos do PT não têm bom desempenho nas pesquisas nem mesmo nos estados que governa: Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Entre os cinco

A melhor chance do PT em capital é com Marília Arraes, que aparece bem nas pesquisas no Recife, apesar do partido. Ela tem luz própria.

Melhores chances

A ex-prefeita Fortaleza Luzianne Lins está no páreo para voltar ao cargo, mas aparece empatada com Heitor Férrer (Solidariedade) em 2º lugar.

Mais ‘importante’

A deputada Benedita da Silva se lançou candidata no Rio de Janeiro, mas por enquanto consegue um 3º lugar em alguns levantamentos.

Marco Aurélio freou decisão que achava excessiva

A decisão do ministro Marco Aurélio, suspendendo o inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro até que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decida sobre como será seu depoimento, é coerente com o que o magistrado acha disso tudo. 

Para o experiente ministro, que já presidiu o STF, é preciso respeitar as prerrogativas do presidente da República, tanto quanto a figura pessoal do atual ocupante do cargo.

Parece picuinha

Marco Aurélio está entre os que acham uma humilhação desnecessária obrigar o presidente a depor na polícia. Fica parecendo picuinha.

Seguindo o rito

Bolsonaro tem a opção de não ir ao depoimento, mas preferiu o caminho “amistoso”, natural, de recorrer da decisão do ministro Celso de Mello.

STF legislador

O STF deve novamente exercer prerrogativas de Legislativo para suprir omissão legal sobre forma de depor de chefes de Poder investigado.

O vírus estava no ar

O sistema de ar-condicionado do STF é um dos principais suspeitos da contaminação de autoridades pela covid-19, durante a posse do ministro Luiz Fux. 

Os infectados relatam que não se aproximaram de pessoas, não tocaram em nada, usavam máscaras etc. O vírus estava no ar.

Ano novo judaico

Luis Roberto Barroso, presidente do TSE, lembrou o ano novo de 5781, celebrado a partir desta sexta (18) na comunidade judaica. 

“Tempo de reflexão por um mundo melhor, com paz, respeito, justiça e alegria”.

Grande SUS

Todos reclamam do Sistema Único de Saúde (SUS), que faz 32 anos este mês, mas a verdade é que não “colapsou”, como se temia, durante a pandemia. 

Criado em 1988, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e atende a mais de 11 milhões de pessoas diariamente.

Comércio reativado

Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, e do Paraguai, Antonio Rivas, oficializaram a reativação parcial do comércio nas cidades de Foz do Iguaçu (PR), Mundo Novo e Ponta Porã (MS).

Menos arroz, mais batata

Enquanto o arroz bate recordes de preços durante a crise da pandemia do coronavírus, a cebola e a batata ficaram mais baratas no último mês, segundo boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Futebol faz sucesso

Segundo o SBT, a audiência com a estreia da Libertadores cresceu 20%, em São Paulo. Em Porto Alegre, registrou o dobro da audiência do 2º colocado. Em relação a semana passada, a audiência cresceu 282%.

Demorou demais

Relatório do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), divulgado ontem, acusa o ditador Nicolás Maduro de ter cometido crimes contra a humanidade na Venezuela. Ele é ditador há quase 8 anos.

Retorno lento

Quem se aventura em viagens pelo aeroporto de Brasília tem dito que a preocupação com distanciamento se resume ao interior do avião. A área de embarque, onde milhares andavam normalmente, continua deserta.

Pensando bem...

... grave mesmo, no Congresso, é outro tipo de vírus.

PODER SEM PUDOR

Como enganar o vice

Prestes a viajar ao exterior, o presidente Juscelino Kubitschek foi advertido pelo seu ministro da Casa Civil, Antonio Balbino: atos pendentes seriam assinados pelo vice, João Goulart. 

O mais importante era o preenchimento de uma ambicionada vaga de tabelião de notas no Rio de Janeiro. JK pediu uma lista telefônica de Curitiba, correu os dedos numa página qualquer e se fixou num nome repleto de consoantes. Acrescentou outras e ordenou: “Faça o ato de nomeação desse sujeito aqui.” 

O ministro estranhou: “Mas, presidente, ninguém vai encontrar essa pessoa para a posse...” JK sorriu, mineiramente: “Exato. Quando eu voltar, revogarei o decreto e nomearei outro.”