Avaliação irá verificar oferta, satisfação dos estudantes e regras definidas na regulamentação do programa; dados servirão para traçar diretrizes para as próximas etapas do Pronatec.

O Ministério da Educação vai inspecionar, até dezembro, cerca de 350 instituições que oferecem cursos da Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os avaliadores irão verificar a oferta, a satisfação dos estudantes e as regras definidas na regulamentação do programa. Os dados servirão para traçar diretrizes para as próximas etapas do Pronatec.

Segundo a diretora de políticas de educação profissional e tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Nilva Schroeder, na escolha das instituições foram observados critérios como a distribuição de vagas por rede ofertante, a região do País e o índice de abandono dos cursos.

“Nosso objetivo é a construção de uma amostra consistente da oferta da Bolsa-Formação, de forma que possamos observar as condições de oferta das instituições de ensino e do público atendido”, afirmou.

A Bolsa-Formação garante aos jovens e trabalhadores o acesso a cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC) nas redes públicas de educação profissional, nos serviços nacionais de aprendizagem do Sistema S e em instituições particulares.

Entre 2011 e 2014, a iniciativa respondeu por 4,3 milhões de matrículas em mais de 4 mil municípios brasileiros.

Os cursos do Pronatec são ofertados por institutos federais de educação, ciência e tecnologia, as redes estaduais de educação profissional, os serviços nacionais de aprendizagem e instituições particulares.