Estado receberá 156 unidades do Trastuzumabe Entansina, tratamento inédito que pode reduzir em até 50% a mortalidade por câncer de mama HER2-positivo.
No mês do Outubro Rosa, o Ministério da Saúde anunciou a chegada de um medicamento inédito e de última geração ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento do câncer de mama do tipo HER2-positivo — uma das formas mais agressivas da doença. O Trastuzumabe Entansina, incorporado recentemente à rede pública, começa a ser distribuído na quinta-feira (23) em todo o país.
O Mato Grosso do Sul receberá 156 unidades do remédio, que serão entregues à Secretaria Estadual de Saúde e distribuídas conforme os protocolos clínicos vigentes. O lote faz parte de uma remessa nacional de 11.978 frascos-ampola, que chegou a Guarulhos (SP) no último dia 13 de outubro.
O medicamento é indicado para mulheres que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em estágios avançados do câncer de mama. Segundo o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto, o tratamento representa uma revolução no enfrentamento da doença.
“É um avanço gigantesco para a oncologia nacional, com o primeiro protocolo clínico voltado a esse tratamento. Essa medicação pode reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com câncer de mama do tipo HER2 positivo. É uma grande vitória para a saúde pública e para o povo brasileiro”, destacou.
O investimento do Governo Federal é de R$ 159,3 milhões para a compra de 34,4 mil frascos — 17,2 mil de 100 mg e 17,2 mil de 160 mg. A negociação garantiu um preço cerca de 50% inferior ao valor de mercado, gerando economia de R$ 165,8 milhões aos cofres públicos e ampliando o acesso ao tratamento.
Ao todo, serão quatro remessas do medicamento, com novas entregas previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. A expectativa é atender 100% da demanda nacional ainda este ano, beneficiando mais de 1,100 pacientes.
Expansão no tratamento e diagnóstico
Além do Trastuzumabe Entansina, o Ministério da Saúde avança na ampliação de terapias disponíveis para o câncer de mama, incluindo os inibidores de ciclinas (abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe), usados em casos de câncer de mama avançado ou metastático.
A portaria que autoriza a compra descentralizada desses medicamentos, por meio do sistema de Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC), será publicada ainda neste mês. O novo modelo permitirá que estados e municípios comprem diretamente os medicamentos com financiamento federal, garantindo maior agilidade na entrega dos tratamentos às pacientes.
Outra medida recente do Ministério foi a ampliação da faixa etária para a mamografia no SUS, que agora pode ser feita por mulheres a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas ou histórico familiar. Em 2024, exames em mulheres com menos de 50 anos já representaram 30% do total, ultrapassando 1 milhão de mamografias realizadas.
Carretas da saúde reforçam diagnóstico precoce
Ainda dentro das ações do Outubro Rosa, o Governo Federal lançou o programa “Agora Tem Especialistas”, que conta com 28 carretas itinerantes levando atendimentos de saúde da mulher para regiões com pouca estrutura médica em 20 estados brasileiros.
Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, a iniciativa busca reduzir o tempo de espera no SUS e ampliar o acesso a exames essenciais, especialmente em áreas mais afastadas dos grandes centros.
O conjunto das ações reforça o compromisso do Ministério da Saúde em garantir tratamento moderno, prevenção eficaz e cuidado integral às mulheres brasileiras, fortalecendo o SUS como referência no combate ao câncer de mama. (Com informações Ministério da Saúde).











Olá, deixe seu comentário!Logar-se!