Vítima foi socorrida pelo o Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Pronto Socorro para atendimentos médicos.

Maracaju: Bombeiros atendem ocorrência de colisão entre motociclistas, mas acidente vira ocorrência de falsidade ideológica, após empresário apresentar outra pessoa como condutor de motocicleta com carretinha
Bombeiros no local do acidente aguardando a chegada da viatura da Polícia Militar. / Foto: Robertinho/MaracajuSpeed

O caso foi registrado na Polícia Militar como “Falsidade ideológica, se o documento é público, praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança”.

O acidente ocorreu por volta das 17:15h, da terça-feira (12), no cruzamento da Av. Santa Maria com a Rua Rui Barbosa, Vila do Prata. Várias pessoas acionaram o Corpo de Bombeiros via telefone de emergência 193, informando que havia ocorrido um acidente envolvendo duas motocicletas, e que no local havia uma vítima ao solo, com possível lesão de fratura.

Rapidamente militares do Corpo de Bombeiros de deslocaram para o referido local, e no local encontraram a vítima Fabiano F. Tenório (29) deitado ao solo com possível fratura na clavícula direita e possível fratura na perna esquerda na região da tíbia. Após ter os membros imobilizados, Fabiano foi encaminhado ao Pronto Socorro para atendimentos médicos.

Mediante o socorro da vítima, militares do Corpo de Bombeiros informaram a Polícia Militar sobre o ocorrido, tendo momentos seguintes chegado ao local uma guarnição de PMs.

Ao chegarem no local a vítima Fabiano F. Tenório (29) já havia sido removida ao hospital e o condutor do outro veículo já não se fazia mais presente, pois alegou a equipe de resgate que iria até a empresa onde trabalha para buscar seus documentos.

No local pode-se constatar que Fabiano F. Tenório (29) conduzia a motocicleta Biz +, de cor Cinza, com placa de São Gabriel do Oeste/MS, no sentido Centro/Bairro, pela a referida avenida, e se envolveu no sinistro com a motocicleta Honda CG 150/Titan, de cor Prata, com placa da cidade de Camapuã/MS, conduzida por V. de S. P., que seguia pela a mesma avenida e sentido que Fabiano, e que estava à frente de Fabiano e iniciou uma convergência a esquerda, vindo a Fabiano colidir com a traseira da carretinha acoplada a motocicleta Titan, sofrendo a queda.

Os militares ao checarem as motocicletas via sistema SIGO, constatou-se que ambas estavam com documentação irregular, e durante a remoção dos veículos por estarem com licenciamento vencidos, se fez presente um empresário do ramo de manutenção e vendas de peças de motocicleta, informando ser o proprietário da moto, e que apresentaria o condutor da motocicleta (seu funcionário) na sala de registro de ocorrências.

Diante os fatos ambos os veículos foram removidos do local, para posterior entrega no pátio do Ciretran.

Todavia os policiais militares se deslocaram ao pronto Socorro para averiguação do quadro de saúde de Fabiano, o mesmo estava consciente, porém com suspeita de fraturas nos membros superiores e inferiores. Que pela demora na apresentação do outro condutor, os PMs se deslocaram ao quartel do Corpo de Bombeiros, para colher a informação sobre a qualificação do condutor que se evadiu antes da elaboração do boletim de ocorrência. Em contato com os militares do Corpo de Bombeiros, obtiveram através de anotação do nome V. S. P., filho de C. B. de S., mas em consulta ao sistema SIGO, não foi encontrado nenhuma pessoa com esta qualificação. Mediante a incompatibilidade de identificação, os PMs entraram em contato com o proprietário da empresa, o qual informou que estaria levando o condutor para elaboração do boletim de ocorrência. Na sala de ocorrência foi apresentado para elaboração do boletim o senhor H. A. dos S. (25), o qual relatou ser o condutor da motocicleta Titan, e informou que seguia pela a Av. Santa Maria, sentido Centro/Bairro e ao iniciar a conversão a esquerda uma motocicleta Biz colidiu em sua traseira, que posterior aos esclarecimentos funcionário e patrão foram liberados.

Após ser elaborado boletim próprio de acidente de trânsito, em consulta as informações coletadas do acidente, foi notado que o nome anotado pelo o Corpo de Bombeiros, seria diferente do condutor apresentado pelo o empresário. Contudo os PMs haviam coletado foto da CNH do condutor apresentado pelo o empresário, novamente foi mantido contato com a equipe do Corpo de Bombeiros, com o intuito de solucionar a divergência entre o nome do condutor da motocicleta Titan, sendo que os militares dos Bombeiros informaram que a CNH apresentada a Polícia Militar, não seria do condutor que estava no local do acidente.

Os Bombeiros afirmaram ainda que o condutor da motocicleta Titan, relatou a eles que trabalhava próximo do local do acidente, e que iria até a empresa e já retornaria com seus documentos e não mais retornou ao local.

Mediante as irregularidades, novamente foi mantido contato com o empresário, momento que este veio a confessar que V. S. P., filho de C. B. de S., não é habilitado e por isto pediu a H. A. dos S. (25) para comparecer a sala de ocorrência para elaboração do “Boletim de Acidente de Trânsito”.

Dada a suspeita de “Falsidade Ideológica” foi mantido contato com a Polícia Civil, sendo que os PMs foram orientados a colher maiores dados, porém o empresário não retornou à sala de registro de ocorrência, para prestar mais esclarecimentos.

Maracaju: Bombeiros atendem ocorrência de colisão entre motociclistas, mas acidente vira ocorrência de falsidade ideológica, após empresário apresentar outra pessoa como condutor de motocicleta com carretinha
Maracaju: Bombeiros atendem ocorrência de colisão entre motociclistas, mas acidente vira ocorrência de falsidade ideológica, após empresário apresentar outra pessoa como condutor de motocicleta com carretinha