Letícia tinha como melhor salto da carreira um 6.64m, avançou para a final do mundial no último salto da semifinal e garantiu a medalha acertando apenas um salto dos seis que tentou na decisão.

Letícia Oro Melo é bronze no salto em distância no Mundial
Leticia Oro Melo é bronze no salto em distância do Mundial de Atletismo. / Foto: Patrick Smith/Getty Images

A brasileira Letícia Oro Melo conquistou a medalha de bronze na final do salto em distância no Mundial de atletismo, em Eugene, nos Estados Unidos, com a marca de 6.89m. Aos 24 anos, a brasileira surpreendeu e alcançou o melhor resultado de uma brasileira na história da prova.

Letícia tinha como melhor salto da carreira um 6.64m, avançou para a final do mundial no último salto da semifinal e garantiu a medalha acertando apenas um salto dos seis que tentou na decisão.

Campeã olímpica em Pequim-2008, Maurren Maggi detinha o melhor resultado anterior na prova, com a sexta colocação. Ese Brume, da Nigéria, ficou com a prata com 7.02m, e Malaika Mihambo, da Alemanha, conquistou o bicampeonato com 7.09m.

O caminho até o mundial foi longo para a atleta. Ela precisou passar por uma cirurgia no fim do ano passado após sofrer uma lesão de ligamento cruzado no joelho. A jovem saltadora passou os últimos meses se recuperando da lesão e apenas recentemente volto a competir, no Troféu Brasil em junho, quando conquistou o título do salto em distância com um salto de 6.59m.

Pouco mais de um mês depois, o Mundial foi a primeira competição de Letícia fora da América do Sul. Um belo começo de carreira para a atleta, que após a prova afirmou que o objetivo é chegar aos sete metros.

Oro Melo garante a segunda medalha brasileira no mundial de atletismo, se juntando a Alison dos Santos, que foi campeão dos 400m com barreira.

A prova

Letícia Oro Melo chegou à final do salto em distância no mundial com o objetivo de superar os próprios limites e foi exatamente o que fez logo de cara. Por ter entrado com a última marca, a brasileira foi uma das primeiras a salta e começou com o pé na porta.

Na primeira tentativa, Letícia superou a melhor marca da carreira, que era de 6.64m, por 25cm com um salto de 6.89m e se colocou na briga por uma medalha. As favoritas, Mihambo e Brume começaram com dificuldades e a brasileira ficou na liderança por um longo período.

Oro Melo passou a ir para o limite em todas as tentativas, mas não conseguia encaixar a corrida e queimou as quatro chances seguintes. Mihambo, na pressão, se salvou na terceira tentativa e passou ela, assim como Brume, com 7.02m.

Na sequência, a alemã emplacou mais um desempenho espetacular para 7.09m e assumiu a ponta da disputa. A última rodada foi com o secador ligado e deu certo. Como as principais rivais não acertaram, Letícia Oro Melo foi para o salto já com o bronze garantido e queimou mais uma vez, mas nada que estragasse a festa.