Idosos podem cursar, gratuitamente, até duas disciplinas de cursos regulares de graduação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. Segundo a instituição, foram abertas 100 vagas no Programa de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa/UFMS.

As inscrições devem ser feitas até este domingo (15) pelo site http://www.iepiufms.com . Conforme a universidade, o preenchimento das vagas será pela ordem de inscrição e as únicas exigências são que os candidatos tenham 60 anos de idade ou mais e tenham concluído, pelo menos, o ensino médio.

Cada pessoa idosa poderá se matricular em, no máximo, duas disciplinas. Para preenchimento das vagas, será observada, rigorosamente, a ordem de inscrições e a manifestação de interesse pelas disciplinas. Assim, na inscrição cada pessoa idosa poderá informar até cinco disciplinas, em ordem de prioridade, para o caso de se esgotarem as vagas em uma das disciplinas pelas quais tenha maior interesse.

Há oferta para as áreas do conhecimento: ciências agrárias (sistema agroindustrial alimentar), ciências biológicas (bioquímica médica II, embriologia, parasitologia humana, sistemática de criptógamas), ciências da saúde (interações medicamentosas, nutrição e envelhecimento, saúde da mulher, saúde do idoso), ciências exatas e da terra (probabilidade e estatística), ciências humanas (ciências sociais e turismo, educação e religiosidade, educação especial, fundamentos de didática, metodologia e redação científica, planejamento e gestão de recursos hídricos, psicologia e trabalho), ciências sociais aplicadas (desenho e representação II, direito e legislação ambiental aplicáveis à zootecnia), engenharias (eletricidade) e linguística, letras e artes (oficina de produção e montagem musical).

O objetivo da projeto é possibilitar às pessoas idosas aprofundar ou atualizar seus conhecimentos em alguma área científica de seu interesse e, ao mesmo tempo, proporcionar a troca de informações e experiências com os jovens.

De acordo com a UFMS, a participação, em hipótese alguma, gerará vínculo acadêmico. As pessoas idosas matriculadas que cumprirem com todas as exigências da disciplina (frequência igual ou superior a 75% da carga horária total e média de aproveitamento igual ou superior a 6) farão jus ao certificado de extensão, a ser emitido pela Coordenação do Projeto Inclusão Educacional da Pessoa Idosa na UFMS em até 30 dias após o final do semestre letivo.

O professor responsável pela disciplina poderá aplicar, como instrumentos de avaliação, provas (escritas, práticas ou orais), trabalhos teóricos ou práticos, relatórios, seminários, debates, entre outros, conforme programação inclusa no plano de ensino.

Mais informações sobre ementa das disciplinas, carga horária, ministrante, data, local e horário das aulas podem ser obtidas pelo site http://www.iepiufms.com , nos telefones (67) 3345-7938 ou 3345-7238 e pelo e-mail eduardo.ramirez@ufms.br .